Na tarde do dia 21 de Março de 2016, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e atuantes na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, aplicaram com alunos do 3° ano da escola, o projeto de material didático intitulado “πnanças”.
“πnanças” é um jogo focado no estudo da Matemática Financeira e tem como objetivo a valorização do material lúdico em sala de aula, assim como a prática na docência adquirida pelas bolsistas no decorrer da realização do Projeto.
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Foto: Deyse Linhares |
O jogo foi aplicado da seguinte forma: as bolsistas pediram aos alunos para formarem duplas e de início foi relembrado um pouco sobre conteúdos de Matemática Financeira, especificamente sobre juros simples. Também, relembrou-se conceitos e regras de como resolver expressões matemáticas e Porcentagens. A partir daí, explicou-se todas as regras do jogo e foi dado início a partida.
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Foto: Deyse Linhares |
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Foto: Roniele Carvalho |
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Foto: Roniele Carvalho |
Regras do Jogo:
- Se o jogador parar no
[?] (sorte ou azar), deve tirar a primeira carta do monte e fazer o que se pede;




, o jogador deve resolver uma questão sorteada. Se ele responder corretamente, ganhará R$100 e uma carta
[π]

, caso não tenha sucesso na resposta terá que pagar ao banco R$125 e se optar por não resolvê-la terá que pagar R$250 ao banco como penalidade;


[π]


[π]



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Foto: Deyse Linhares |
A
aplicação do projeto foi bastante significante para todas as bolsistas, pois
foi possível verificar o quão importante é o estudo de Matemática Financeira
para todos na sociedade e aprendê-la de uma maneira distinta fez todo o
diferencial. Os alunos se divertiam enquanto resolviam questões simples e um
pouco mais complexas. Notou-se também o quanto eles são competitivos e isso é
bom, muito bom. Quando os alunos perceberam que o objetivo do jogo não era ter
dinheiro e sim ter muitas cartas “π”, eles torciam para que o número do
lançamento no dado parasse no π do tabuleiro e com isso eles só resolveriam
mais questões, e consequentemente ganhariam mais cartas π. Lembrando que para resolver
cada questão sorteada ou as expressões, o aluno tinha 3 minutos cronometrados
para isso.
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