quinta-feira, 31 de março de 2016

Aplicação do Projeto de Material Didático: Jogo “πnanças”

Na tarde do dia 21 de Março de 2016, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e atuantes na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, aplicaram com alunos do 3° ano da escola, o projeto de material didático intitulado “πnanças”. 


“πnanças” é um jogo focado no estudo da Matemática Financeira e tem como objetivo a valorização do material lúdico em sala de aula, assim como a prática na docência adquirida pelas bolsistas no decorrer da realização do Projeto.
Foto: Deyse Linhares
O jogo foi aplicado da seguinte forma: as bolsistas pediram aos alunos para formarem duplas e de início foi relembrado um pouco sobre conteúdos de Matemática Financeira, especificamente sobre juros simples. Também, relembrou-se conceitos e regras de como resolver expressões matemáticas e Porcentagens. A partir daí, explicou-se todas as regras do jogo e foi dado início a partida.
Foto: Deyse Linhares
Foto: Roniele Carvalho
Foto: Roniele Carvalho
Regras do Jogo: 

 - Se o jogador parar no [?] (sorte ou azar), deve tirar a primeira carta do monte e fazer o que se pede; 
- Se parar nas expressões, deve resolver e verificar o valor dado. Ganhando dinheiro se o valor for positivo e perdendo se o valor for negativo; 
- Se resolver a expressão errado, o jogador deve pagar ao banco o valor que deu na sua solução como penalidade; 
- Parando no [π]
, o jogador deve resolver uma questão sorteada. Se ele responder corretamente, ganhará R$100 e uma carta
[π]
, caso não tenha sucesso na resposta terá que pagar ao banco R$125 e se optar por não resolvê-la terá que pagar R$250 ao banco como penalidade; 
 -  A cada 4 questões resolvidas corretamente, o jogador ganha uma carta
[π]
 - O jogo acaba quando um dos jogadores conseguir 15 cartas
[π]
, sendo ele o vencedor; 
 - Se um dos jogadores falir e não conseguir obter as 15 cartas , o outro jogador torna-se campeão instantaneamente.
Foto: Deyse Linhares
A aplicação do projeto foi bastante significante para todas as bolsistas, pois foi possível verificar o quão importante é o estudo de Matemática Financeira para todos na sociedade e aprendê-la de uma maneira distinta fez todo o diferencial. Os alunos se divertiam enquanto resolviam questões simples e um pouco mais complexas. Notou-se também o quanto eles são competitivos e isso é bom, muito bom. Quando os alunos perceberam que o objetivo do jogo não era ter dinheiro e sim ter muitas cartas “π”, eles torciam para que o número do lançamento no dado parasse no π do tabuleiro e com isso eles só resolveriam mais questões, e consequentemente ganhariam mais cartas π. Lembrando que para resolver cada questão sorteada ou as expressões, o aluno tinha 3 minutos cronometrados para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto "+ Matemática"

Durante o mês de Agosto de 2017, os bolsistas do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBI...