No segundo dia do IV Encontro PIBID/UVA, 17 de Outubro de 2014, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência(PIBID), Deisiane Linhares, Lurdiana Rodrigues e Suiane Virginia, atuantes do subprojeto de matemática na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, apresentaram um artigo referente ao projeto intitulado “Estudando Matemática através da leitura de textos: uma proposta interdisciplinar unindo Matemática e Língua portuguesa”, onde objetivou-se trabalhar o raciocínio, a leitura, a compreensão e a escrita através da situação matemática encontrada no capítulo IV da obra “O homem que calculava”, assim como também explorar o conceito de divisão, mais especificamente os critérios de divisibilidade. Com a aplicação do projeto, notou-se que é possível abordar mesmo em leituras de textos conceitos matemáticos que podem ser simples caso sejam interpretados corretamente.
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
IV Encontro PIBID / UVA
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares participaram do IV Encontro PIBID/UVA que aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro de 2014, com o tema: “Os desafios da integração escola e universidade: formação docente e interdisciplinaridade”.
![]() |
Slogan do evento |
Esta edição do evento aconteceu na cidade de Sobral e teve como principais objetivos à divulgação das atividades realizadas no âmbito do PIBID, em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e com outras Instituições de Ensino Superior (IES); Promover a integração entre pibidianos e demais representantes da comunidade acadêmica; Incentivar a troca de experiências significativas relacionadas com a iniciação à docência. Participaram do evento, coordenadores, professores supervisores e acadêmicos bolsistas. O encontro contou com uma programação diversificada, que foram: palestras, minicursos, mostras pedagógicas, apresentação de trabalhos (banners), atividades culturais e lançamento de livros. O funcionamento das atividades sucederam nos três turnos (manhã, tarde e noite), e foram realizadas no Cento de Convenções de Sobral, no Centro de Educação à distância (CED) e no Instituto Federal de Educação (IFCE). Algumas das contribuições do IV Encontro PIBID/UVA, discutidas e apontadas pelos bolsistas da Escola Monsenhor Linhares, por meio de suas participações, foram principalmente, o crescimento intelectual através das várias exposições do conhecimento, a aquisição de novas experiências, a oportunidade de interdisciplinaridade entre as áreas dos subprojetos e claro, os certificados para nossa formação curricular, entre muitos outros subsídios.
Diagnóstico Situacional da Escola (Parte Específica)
Nos dias 27 a 28 de Setembro de 2014, foi elaborado pelos bolsistas, a quarta parte do Diagnóstico Situacional da Escola, mais exatamente, a parte chamada "específica" de cada subprojeto. Sabemos que inúmeros são os fatores que interferem na aprendizagem.
Um dos fatores predominantes nas salas de aula é a falta de motivação, muitos
professores ao chegarem a seu ambiente de trabalho se deparam com esse impasse,
alunos que não tem interesse por aquilo que seus educadores os querem repassar,
e muitas vezes o aluno não se interessa por tal situação simplesmente por não
encontrar motivos para realizar aquela atividade, daí, faz-se necessário que o
professor (a) desencadeie esse interesse, fazendo com que ocorra um maior
incentivo por parte dos alunos.A escola de ensino médio
Monsenhor Linhares, conta com o auxilio de alguns materiais didáticos.
Jogos como Tangram, Torre de Hanói, Dominós, Cubos de frações, Jogos com Esquadro,
Dama e Xadrez, o uso desses
materiais possibilitam explorar a classificação e representação de figuras
planas, as transformações geométricas e até a aplicação do teorema de
Pitágoras, exploram as operações básicas: subtração, multiplicação, divisão e
soma indispensáveis para a aprendizagem de outros assuntos. Os jogos favorecem
o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio dedutivo, dentre muitas outras
habilidades.Os encontros de
formação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Ciclo de Reflexões entre acadêmicos, professores e
profissionais da educação básica são importantes, pois permite aos acadêmicos
discutir, a fim de refletir aspectos ligados a formação do professor de Matemática,
através da realização de atividades de leituras, seminários e discussões das
práticas desenvolvidas pelo projeto encontramos novas formas de trabalho, ou
seja, diferentes da tradicional, que nos trouxe resultados extremamente
positivos, vendo a evolução no desempenho escolar dos alunos, indo ao encontro
dos nossos objetivos.
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
Oficina: Números Naturais e Inteiros
No dia 03 de Setembro ocorreu o primeiro encontro da aplicação do Projeto “Estudando e Aprendendo Matemática no contra turno” com a oficina sobre números naturais e inteiros com os estudantes do 3º ano “A” do turno da manhã da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares. Inicialmente houve uma explicação sobre a trajetória histórica que envolve os números naturais e inteiros, também foi mostrado situações cotidianas e problemas relacionados ao tema. Em seguida puderam participar do jogo Fatorando, para reforçar operações básicas como divisão, critérios de divisibilidade. Os estudantes participaram ativamente demonstrando interesse em aprender, foi possível mostrar outro lado da Matemática, um lado menos complexo e mais próximo de seu cotidiano, para assim facilitar o entendimento.
![]() |
Foto: Janaína Muniz |
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
Oficina ¨Números Inteiros e Naturais¨.
Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) que atuam na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, localizada na cidade de Groaíras, desenvolveram e aplicaram a oficina intitulada “Números Inteiros e Naturais”, na qual utilizou-se um jogo de tabuleiro sobre fatoração – confeccionado pelos autores a partir de pesquisa bibliográfica realizada na escola – e problemas focados no cotidiano como recursos didáticos. Objetivou-se através dessa oficina a recapitulação de saberes do Ensino Fundamental e Médio, uma vez que as operações e aplicações envolvendo números naturais e inteiros são pré-requisitos fundamentais para que o aluno desenvolva bem os conteúdos matemáticos. Com a utilização do jogo de tabuleiro teve-se como objetivo trabalhar a fatoração de números naturais e almejou-se, ainda, em relação aos problemas propostos, que os alunos fixassem e explorassem as regras de sinais.
![]() |
Foto: Deyse Linhares |
A oficina foi desenvolvida na primeira semana de setembro de 2014 com dois grupos de estudantes do 1° e 2° anos do turno da tarde; com cada grupo aconteceu um encontro sendo que, em cada um deles, o trabalho foi dividido em dois momentos. Na primeira etapa foram desenvolvidas várias situações-problema relacionadas ao cotidiano. Já na segunda parte, os alunos foram divididos em dois grupos e foi dado início ao jogo de tabuleiro, que consistia em trabalhar a fatoração dos números naturais, a partir dos problemas.
Observações em Sala de Aula
Na tarde do dia 01 de Setembro de 2014, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizaram Observações em Sala de Aula, na turma 2° ano ¨C¨, com a professora Sabrina de Sousa. Assunto: Determinantes. Bolsistas presentes: Deyse Linhares e Lurdiana Rodrigues.
![]() |
Foto: Deyse Linhares |
Atividades do mês de Agosto
Em agosto de 2014, foram realizadas várias atividades com os bolsistas da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares. Dentre elas, observações em sala de aula, intervenções, reunião com a coordenação de área sobre os trabalhos para o IV Encontro PIBID e algumas explicações aos bolsistas novatos. Tivemos também, reunião sobre a Plataforma Lattes, construção do Resumo Simples para o IV Encontro PIBID e pesquisas + elaborações de dados sobre a Oficina "Números Inteiros e Naturais".
Assinar:
Postagens (Atom)
Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares
Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...

-
Na tarde do dia 10 de agosto de 2015, as Bolsistas Deyse Linhares e Karol Freitas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênc...
-
No dia 14 de fevereiro de 2017, aconteceu a aplicação da oficina "Trabalhando com as Unidades de Medidas - SI", onde os bolsistas...
-
Como já citado neste blog, umas das atividades a serem realizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênc...