sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Diagnóstico Situacional da Escola (Parte Específica)

Nos dias 27 a 28 de Setembro de 2014, foi elaborado pelos bolsistas, a quarta parte do Diagnóstico Situacional da Escola, mais exatamente, a parte chamada "específica" de cada subprojeto. Sabemos que inúmeros são os fatores que interferem na aprendizagem. Um dos fatores predominantes nas salas de aula é a falta de motivação, muitos professores ao chegarem a seu ambiente de trabalho se deparam com esse impasse, alunos que não tem interesse por aquilo que seus educadores os querem repassar, e muitas vezes o aluno não se interessa por tal situação simplesmente por não encontrar motivos para realizar aquela atividade, daí, faz-se necessário que o professor (a) desencadeie esse interesse, fazendo com que ocorra um maior incentivo por parte dos alunos.A escola de ensino médio Monsenhor Linhares, conta com o auxilio de alguns materiais didáticos. Jogos como Tangram, Torre de Hanói, Dominós, Cubos de frações, Jogos com Esquadro, Dama e Xadrez, o uso desses materiais possibilitam explorar a classificação e representação de figuras planas, as transformações geométricas e até a aplicação do teorema de Pitágoras, exploram as operações básicas: subtração, multiplicação, divisão e soma indispensáveis para a aprendizagem de outros assuntos. Os jogos favorecem o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio dedutivo, dentre muitas outras habilidades.Os encontros de formação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Ciclo de Reflexões entre acadêmicos, professores e profissionais da educação básica são importantes, pois permite aos acadêmicos discutir, a fim de refletir aspectos ligados a formação do professor de Matemática, através da realização de atividades de leituras, seminários e discussões das práticas desenvolvidas pelo projeto encontramos novas formas de trabalho, ou seja, diferentes da tradicional, que nos trouxe resultados extremamente positivos, vendo a evolução no desempenho escolar dos alunos, indo ao encontro dos nossos objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto "+ Matemática"

Durante o mês de Agosto de 2017, os bolsistas do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBI...