No dia 14 de maio de 2015, no auditório central do Campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) aconteceu o Encontro de Formação Suplementar Mensal do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UVA). Na ocasião, os bolsistas apresentaram algumas práticas inovadoras, que tinha como base os projetos interdisciplinares desenvolvidos por escola e apresentados na formação presencial do mês de março.
O encontro contou com a participação do professor Ricardo que conduziu as apresentações, este demonstrou interesse e dedicação sobre o ato de inovar, além de mostrar que conhecia bem o assunto, levou o público a refletir sobre o tema por meio de uma fábula que deixou um grande aprendizado.
Professor Ricardo. Foto: Deyse Linhares |
Esta formação contou com a participação de nove escolas e seus respectivos subprojetos, cada uma delas tinham seus representantes para a apresentação dos trabalhos.
Bolsistas da Escola Professor Arruda. Foto: Deyse Linhares |
Bolsistas da Escola Dom José Tupinambá da Frota. Foto: Deyse Linhares |
Também houve um momento de descontração proporcionado pelos bolsistas do subprojeto de Educação Física, onde até o professor Ricardo teve a oportunidade de participar, levando animação à plateia.
Bolsistas do subprojeto de Educação Física. Foto: Deyse Linhares |
As bolsistas da Escola Monsenhor Linhares aplicaram o jogo Preencha o Quadrado, como uma prática inovadora, partindo do projeto interdisciplinar “Parece Matemática, mas não é”, aplicado nos meses de março e abril com estudantes do 1° ao 3° ano, em que foi trabalhada a interdisciplinaridade nas questões do ENEM.
A apresentação do referido jogo foi realizada pela bolsista Janaína Muniz, que iniciou sua apresentação fazendo uma recapitulação dos objetivos do projeto "Parece Matemática, mas não é", no qual, buscava desenvolver a competência leitora e compreensão dos fenômenos que aliam a Matemática às demais disciplinas da grade curricular, despertando, nos mesmos, sua autonomia e o interesse em aprender, através de atividades utilizando questões do ENEM que parecem ser de Matemática, mas não são, permitindo que o aluno faça a ligação entre o conhecimento matemático e as várias áreas do conhecimento.
Em seguida explicou a metodologia utilizada, os critérios de avaliação, dificuldades encontradas, finalizando com suas considerações e agradecimentos.
Bolsista Janaína Muniz apresentando o Jogo "Preencha o Quadrado". Foto: Deyse Linhares |
Bolsista Janaína Muniz apresentando o Jogo "Preencha o Quadrado". Foto: Deyse Linhares |
Com a realização desse jogo, foi possível despertar o interesse dos estudantes da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares em aprender enquanto se divertiam, estimulando o raciocínio lógico, e por meio da manipulação das figuras geométricas contribuir para a identificação desta.
Esta experiência possibilitou compreender que para inovar não é necessário utilizar aparelhos tecnológicos, recursos modernos, pois muitas vezes é possível dar uma aula excelente, rica em conceitos e valores apenas com um pincel e apagador. O que influencia é a postura do professor, a comunicação e o compromisso de ensinar de maneira coerente, criativa, dinâmica e desafiadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário