quinta-feira, 14 de maio de 2015

Aplicação da Prática Inovadora - Jogo "Preencha o Quadrado".

Na tarde do dia 11 de Maio de 2015, Bruna Rodrigues, Caroline Lopes, Deyse Linhares, Janaína Muniz, Karoline Freitas e Roniele Carvalho, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que atuam na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, aplicaram o jogo "Preencha o Quadrado" com alunos escolhidos das turmas que as bolsistas observam aulas. 
Foto: Janaína Muniz
Foto: Deyse Linhares
Foto: Janaína Muniz
Foto: Deyse Linhares
Os estudantes foram divididos em duplas e deveriam preencher uma cartela quadrada com figuras geométricas. Cada valor obtido, na jogada de um dado, representava uma peça específica que era utilizada para preencher o quadrado, porém a dupla deveria, para conquistar a peça, responder corretamente uma das perguntas, que podiam ser de História, Geografia, Matemática, Física, Química ou Biologia, contidas em envelopes correspondentes a cada peça. As duplas que acertavam mais questões conseguiam preencher o quadrado mais rapidamente, de modo que, a primeira a preenchê-lo seria a dupla vencedora e, portanto ganharia uma premiação.
Foto: Deyse Linhares
Foi possível despertar o interesse dos estudantes em aprender enquanto se divertiam, estimulando o raciocínio lógico, e por meio da manipulação das figuras geométricas contribuir para a identificação destas.
Foto: Janaína Muniz
Foto: Deyse Linhares
Foto: Deyse Linhares
Observou-se ainda, que durante a aplicação do jogo, a motivação foi grande, onde o principal interesse não era apenas ganhar uma premiação, mas participar de um momento prazeroso e de aprendizagem coletiva.
Foto: Deyse Linhares
Foto: Ricardo Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto "+ Matemática"

Durante o mês de Agosto de 2017, os bolsistas do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBI...