quarta-feira, 17 de junho de 2015

Oficina "História de Pitágoras".

Na tarde do dia 15 de Junho de 2015, Deyse Linhares e Karol Freitas, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que atuam na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, aplicaram a Oficina intitulada “A História de Pitágoras”, com estudantes das turmas do 1° ano “E” e 2° ano “D”.
Foto: Deyse Linhares
A Oficina foi dividida em três momentos. No primeiro momento, foi entregue aos alunos, apostilas sobre a História de Pitágoras. E foi pedido a cada um, para lerem silenciosamente o texto. Depois disso, houve uma leitura em grupo, mediada pelas bolsistas. Após, eles foram indagados sobre o que foi lido, mas infelizmente ainda havia buracos em relação ao entendimento completo do texto. 
Foto: Deyse Linhares
As bolsistas dividiram o texto em duas partes e leram em voz alta para todos os alunos presentes, e pediu-se ainda, a atenção minuciosa de todos. Ao concluir todas as etapas de leitura, foi solicitado aos licenciandos que, anotassem em seus cadernos, partes importantes e que chamaram atenção no texto. No terceiro momento, os alunos foram divididos em duplas e foi proposto a eles, uma disputa em forma de teste. Dessa forma, a dupla vencedora ganharia uma pequena premiação.

Foto: Deyse Linhares
Foi possível possibilitar aos estudantes, o conhecimento da história de Pitágoras e do seu famoso teorema. Também, exercitou-se as competências de leitura e escrita, dos alunos, e as relações matemáticas existentes no triângulo retângulo.
Foto: Deyse Linhares

A conclusão dessa atividade para as bolsistas, acarreta em um avanço na prática docente e uma união de conhecimentos em relação a Universidade e ao que se vive no ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...