quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Minicurso de Elaboração de Artigos Científicos

No último dia 11 de agosto, encerrou-se o minicurso de elaboração de artigos científicos que teve início em 4 de agosto. Foram realizados dois encontros no LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO CURSO DE MATEMÁTICA (LIMA), com carga horária total de 8 horas, ministrado pela professora Alessandra Marins, nos quais estudantes e professores da educação básica puderam compreender melhor sobre algumas regras importantes para construção de artigos científicos.

Foto: Liduína Monteiro

O primeiro encontro iniciou-se com a apresentação dos participantes e logo depois os mesmos foram indagados sobre o significado de artigo científico, que segundo as normas da (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2) é “parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Nesse, foi visto as diferentes modalidades a qual podem ser cobradas em eventos acadêmicos que são: Comunicação Científica, Relato de experiência, Minicurso e Pôster suas respectivas características e algumas revistas famosas que fazem publicações de artigos, como também, a estrutura básica para sua construção. Ainda houve um momento de interação entre os participantes onde receberam artigos com diferentes modalidades e em grupos puderam discutir sobre suas principais semelhanças e diferenças.

No segundo encontro os participantes foram solicitados a formarem duplas e trios para iniciar um artigo sobre algumas atividades que já foram desenvolvidas nas escolas. Posteriormente as equipes o mandaram por e-mail no qual a professora pôde fazer suas considerações.

Tudo isso foi muito significativo, pois trouxe um maior esclarecimento aos participantes sobre como elaborar um artigo científico de uma maneira correta, simples e objetiva, visto que, é muito utilizado em trabalhos acadêmicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...