sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

I OPMAT - IV Encontro: Praticando Operações Matemáticas por meio de dados e tabuleiros.

Na tarde do dia 17 de Novembro de 2016, aconteceu no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) o quarto encontro da primeira Oficina Pedagógica de Matemática (I OPMAT), o evento foi organizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que atuam na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, localizada na cidade de Groaíras - CE.
Foto: Márcio Nascimento
Na ocasião, estavam alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), bem como, outros bolsistas do PIBID. O momento foi marcado pela apresentação da oficina "Praticando Operações Matemáticas por meio de dados e jogos de tabuleiros", com o objetivo de proporcionar uma melhor compreensão das operações básicas de forma lúdica.

No primeiro momento foi apresentado o jogo Contig 60, um jogo de tabuleiro desenvolvido pelo norte-americano John C. Del Regato, que estimula o raciocínio por meio das operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de forma lúdica. Em seguida foram apresentadas as regras do mesmo. Na sequência os participantes fizeram a confecção dos tabuleiros e só então puderam jogar.
Foto: Hélio Farias
No segundo momento foi apresentado o jogo trilha RD, a qual foi adaptado pelos bolsistas facilitadores da oficina ao tabuleiro do contig 60, porém tem como objetivo trabalhar apenas uma das operações básicas, a divisão, e essa é a maior causadora das dificuldades dos estudantes. Na sequência foram apresentadas as regras do jogo e os mesmos também puderam jogar. Houve uma pausa para o lanche e finalizando com a entrega de lembrancinhas aos ganhadores dos jogos.
Foto: Hélio Farias
A junção desses jogos pode facilitar o trabalho dos docentes, pois com apenas um tabuleiro é possível trabalhar dois jogos, com assuntos semelhantes ou até mesmo distintos, porém é preciso usar a criatividade.

O momento foi rico, pois permitiu a interação entre os participantes e também conhecer recursos didáticos que podem contribuir na aprendizagem de matemática de uma forma atrativa, já que, os participantes são licenciandos em matemática e, portanto, futuros professores. Tudo isso gerou trocas de experiências, um fator positivo para o crescimento pessoal e profissional.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto "+ Matemática"

Durante o mês de Agosto de 2017, os bolsistas do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBI...