Da tarde do dia 25 de Abril os bolsistas Cleone Neres, Edna Brito e Leandro Oliveira deram continuidade aos encontros do projeto +matemática, atividade que visa abordar conteúdos definidos com base em diagnósticos realizados com estudantes e professores das turmas de 1° ano do turno da manhã da escola Monsenhor Linhares. Os encontros ocorrem semanalmente às terças feiras no horário de 13:30 às 15:30.
Ao ser apresentado o projeto para os estudantes ficou acordado que seria trabalhado um conteúdo por mês sendo que no último encontro de cada mês a atividade a ser realizada não seria previamente definida. A ideia é que neste último encontro os bolsistas promovam uma atividade diferente como por exemplo, a utilização de um jogo, uma dinâmica ou algo que esteja relacionado com o conteúdo estudado. Assim sendo, após ser introduzido e contextualizado o surgimento dos números naturais no 1° encontro do projeto, explicado as propriedades e resolução de atividades no 2° e 3° encontro, neste último momento os bolsistas trouxeram o jogo de baralho com uma adaptação ao conteúdo.
O encontro iniciou com uma apresentação do baralho utilizando slides e distribuindo baralhos entre os estudantes, em seguida, os bolsistas apresentaram as regras adaptadas para um jogo envolvendo apenas os números das cartas e as quatro operações básicas da matemática. As regras criadas pelos bolsistas foram as seguintes:
- Será divida a turma em grupos com 3 ou 4 estudantes;
- Cada estudante receberá 9 cartas de um total de 52;
-O objetivo do jogo é, utilizando 3 cartas das 9 disponíveis na mão e as quatro operações obter 30 como resultado;
- Formado um jogo, este deve ser colocado de lado e o estudante deve continuar o mesmo processo para as cartas restantes;
- Vence a partida quem formar primeiro três jogos;
- Ganha o jogo quem vencer primeiro três partidas.
Observação: É fundamental que ao fazer um jogo o estudante registre no caderno como obter o resultado para conferir ao final da cada partida com os outros competidores.
Ao final da atividade, houve uma premiação ao vencedor de cada grupo.
Naipes do Baralho Tradicional |
O encontro iniciou com uma apresentação do baralho utilizando slides e distribuindo baralhos entre os estudantes, em seguida, os bolsistas apresentaram as regras adaptadas para um jogo envolvendo apenas os números das cartas e as quatro operações básicas da matemática. As regras criadas pelos bolsistas foram as seguintes:
- Será divida a turma em grupos com 3 ou 4 estudantes;
- Cada estudante receberá 9 cartas de um total de 52;
-O objetivo do jogo é, utilizando 3 cartas das 9 disponíveis na mão e as quatro operações obter 30 como resultado;
- Formado um jogo, este deve ser colocado de lado e o estudante deve continuar o mesmo processo para as cartas restantes;
- Vence a partida quem formar primeiro três jogos;
- Ganha o jogo quem vencer primeiro três partidas.
Observação: É fundamental que ao fazer um jogo o estudante registre no caderno como obter o resultado para conferir ao final da cada partida com os outros competidores.
Foto: Edna Brito |
Foto: Leandro Oliveira |
Ao final da atividade, houve uma premiação ao vencedor de cada grupo.
Foto: Monitor do Laboratório de Informatica |
Nenhum comentário:
Postar um comentário