Na manhã do dia 7 de abril de
2017 deu-se início as atividades do Projeto “+ Matemática” com alunos do 2º ano
do ensino médio da Escola Monsenhor Linhares, localizada na cidade de Groaíras,
no Ceará. Quem está à frente do projeto é um grupo de bolsistas do programa
institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de
Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O grupo é formado
pelos discentes: Antonio José, Cleone Neres, Edna Brito, Leandro Oliveira,
Janaína Muniz e Ramon Firmo. Estes são orientados na escola pela supervisora
Roniele Carvalho.
Arte por Edna Brito |
Os responsáveis pela aplicação do
Projeto “+ Matemática” com alunos do contra turno nas sextas-feiras são os
bolsistas Antonio José, Janaína Muniz e Ramon Firmo. Os demais atuam na escola
as terças-feiras.
Na ocasião do dia 7 de abril, o
projeto foi apresentado a 6 alunos do 2º ano das turmas “C” e “D” do contra
turno da escola, no Laboratório de Informática.
Para dar inicio as apresentações,
a bolsista Janaína Muniz apresentou a equipe pediu que cada um dos alunos se
apresentasse. Logo após, ela apresentou o projeto, deixando clara a metodologia
que será utilizada, a forma de avaliação e fez algumas considerações sobre o
que seria trabalhado com eles durante o trimestre (abril-maio-junho).
Foto: Antonio José |
Adiante, o bolsista Antonio José
deixou claro aos alunos que o primeiro conteúdo a ser trabalhado no mês de
abril seria os Números Irracionais. Em seguida fez uma rápida explanação sobre
a história da origem dos conjuntos numéricos e sua importância na evolução
humana.
Foto: Ramon Firmo |
Para finalizar a parte de
explanações, o bolsista Ramon Firmo, em uma rápida fala, mostrou alguns
conceitos simples do estudo de conjuntos, tais como: a representação simbólica
de cada conjunto numérico e os símbolos de pertinência.
Foto: Ramon Firmo |
Foto: Ramon Firmo |
Dando continuidade ao projeto na
Sala de Diretor de Turma, os alunos tiveram a oportunidade de testar o que
haviam aprendido durante a vida acadêmica e revisado naquela manhã no que dizia
respeito aos conjuntos numéricos.
Foto: Antonio José |
Foto: Antonio José |
Logo que terminadas as resoluções
dos exercícios, foram feitas as correções e os alunos foram liberados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário