segunda-feira, 13 de abril de 2015

Reunião para elaboração da apostila do projeto interdisciplinar "Parece Matemática, mas não é".

Na tarde do dia 16 de março, as bolsistas Caroline Lopes, Deyse Linhares e Karol Freitas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), acompanhadas com o professor de Química, Francisco Denis Fernandes Matos, da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, onde as bolsistas atuam, se reuniram para debaterem a elaboração da apostila de questões referentes ao projeto interdisciplinar "Parece Matemática, mas não é", atividade orientada pelo grupo gestor do PIBID.
Foto: Roniele Carvalho 
A proposta do projeto "Parece Matemática, mas não é", é que os estudantes desenvolvam a competência leitora e compreensão dos fenômenos que aliam a matemática às demais disciplinas da grade curricular, despertando, nos mesmos, sua autonomia e o interesse em aprender, através de atividades utilizando questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que parecem ser de Matemática, mas não são, permitindo que o aluno faça a ligação entre o conhecimento matemático e as várias áreas do conhecimento, isso porque as resoluções exigem um conhecimento prévio do estudante de maneira que este deve fazer uma escolha com base no que já sabem. Nesse caso, a reunião teve como principal objetivo a escolha de questões das provas do ENEM já decorridas, e assim com a análise dos problemas que tinham esta característica de interdisciplinar, foram escolhidas as atividades para produção da apostila, que será utilizada na aplicação do projeto.
Foto: Roniele Carvalho
Foto: Roniele Carvalho 

Apresentação do Projeto Interdisciplinar "Parece Matemática, mas não é", da Escola Monsenhor Linhares, no VI Encontro de Formação Suplementar Mensal do PIBID/UVA

No dia 12 de março de 2015, no auditório central do Campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) aconteceu o VI Encontro de Formação Suplementar Mensal do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UVA). Na ocasião, os bolsistas apresentaram os projetos interdisciplinares desenvolvidos por escola que foram iniciados na formação on-line do mês de fevereiro.
Os bolsistas da Escola Monsenhor Linhares elaboraram o projeto Parece Matemática, mas não é, objetivando que os estudantes desenvolvam a competência leitora e compreensão dos fenômenos que aliam a matemática às demais disciplinas da grade curricular, despertando, nos mesmos, sua autonomia e o interesse em aprender, através de atividades utilizando questões do ENEM que parecem ser de Matemática, mas não são, permitindo que o aluno faça a ligação entre o conhecimento matemático e as várias áreas do conhecimento, isso porque as resoluções exigem um conhecimento prévio do estudante de maneira que este deve fazer uma escolha com base no que já sabem. 
O projeto será desenvolvido nos meses de março e abril de 2015 e contará com a participação dos alunos das três séries do Ensino Médio e com a ajuda dos professores de Química, Física, Biologia e Geografia da escola. Será escolhido de cada turma, três alunos, totalizando 15 estudantes e selecionadas vinte questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das disciplinas acima citadas, exceto de Matemática. Com grupos de 15 estudantes escolhidos, no primeiro momento acontecerá a distribuição das apostilas com as questões do ENEM e os alunos serão indagados o porquê de bolsistas do subprojeto de Matemática estar realizando essa atividade, onde não possuem questões de Matemática. Após a discussão, eles serão induzidos a tentar resolver as questões propostas. E em cada uma será mostrado o caráter matemático preciso para conseguir chegar ao resultado correto. 

Bolsista Deisiane Linhares apresentando o Projeto Interdisciplinar 
"Parece Matemática, mas não é".
Foto: Roniele Carvalho

A apresentação foi realizada pela bolsista Deisiane Linhares e o projeto foi bastante aceito e parabenizado pelo Coordenador da Formação Suplementar, Professor Ricardo George e pela Coordenadora Institucional do PIBID/UVA, Professora Benedita Marta.

Com a realização desse projeto, acredita-se contribuir significativamente com a aprendizagem dos estudantes da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares em parceria com os professores da área de Ciências da Natureza de forma interdisciplinar, através da investigação proposta nas questões do ENEM mostrando como os conteúdos abordados favorecem a interdisciplinaridade e a contextualização proporcionando aos alunos a indispensável compreensão desses tipos de questões essenciais para um ensino de qualidade. 

Segundo Fazenda (1979, p. 108) “Interdisciplinaridade não se ensina, não se aprende, apenas vive-se, exerce-se e por isso exige uma nova pedagogia, a da comunicação”.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Oficina 'Grandezas Direta e Inversamente Proporcionais'

Na manhã do dia 09 de Março de 2015, as bolsistas Janaína Muniz e Lurdiana Rodrigues, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Subprojeto de Matemática, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), aplicaram a oficina intitulada “Grandezas Direta e Inversamente Proporcionais”, com os estudantes do 1° ano “C” e 3º ano “A” da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares. Inicialmente foi feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos com a leitura de um texto explicativo sobre o tema e resolução de algumas questões exemplo. Em seguida puderam resolver questões sobre os tipos de grandezas estudadas, para recapitular assuntos do ensino fundamental. Na sequência as bolsistas fizeram as devidas intervenções, comparando as respostas obtidas, favorecendo a discussão e troca de ideias. 

Foto: Janaína Muniz

Foto: Janaína Muniz

segunda-feira, 16 de março de 2015

Observação em Sala de Aula.

Na manhã do dia 02 de Março de 2015, a bolsista Lurdiana Rodrigues, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) do Subprojeto de Matemática e atuante na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, realizou observação em sala de aula na turma do 1º ano "C" com a professora Jéssica Ximenes. Assunto: Correção do TD diagnóstico.
Foto: Lurdiana Rodrigues.

Foto: Lurdiana Rodrigues.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Oficina "Grandezas Direta e Inversamente Proporcionais"

Na tarde do dia 02 de Março de 2015, Caroline Lopes, Deyse Linhares e Karoline Freitas bolsistas do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), atuantes na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, iniciaram mais uma etapa da proposta do Plano Quadrimestral (Fevereiro, Março, Abril e Maio) sobre Oficinas.

Foto: Karoline Freitas
A Oficina desse mês intitulada "Grandezas Direta e Inversamente Proporcionais", tem como objetivo revisar os problemas envolvendo duas grandezas proporcionais pela 'REGRA DE TRÊS'. Inicialmente houve a leitura e esclarecimentos do assunto, em seguida foram apresentados exemplos de questões referentes ao tema, e finalmente os estudantes desenvolveram os exercícios propostos, onde eram questões de fácil entendimento e com situações do cotidiano. A atividade teve como público alvo alunos do 1º e 2º ano do turno da tarde. Eles participaram ativamente das atividades demonstrando interesse em aprender.  Portanto, concluímos que a Oficina teve um aproveitamento satisfatório e de grande aprovação, principalmente com relação a nossa proposta inicial.
Foto: Karoline Freitas

Foto: Caroline Lopes


quarta-feira, 11 de março de 2015

Observações em Sala de Aula

Na tarde do dia 09 de Março de 2015, Karoline Freitas, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) do Subprojeto de Matemática e atuante na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, realizou observações em sala de aula, na turma do 1º ano “D” com o Professor Anderson Douglas. Assunto: Representação de Conjuntos e Intervalos.
Foto: Karoline Freitas
Foto: Karoline Freitas

quinta-feira, 5 de março de 2015

Reunião Mensal do Subprojeto

Na tarde do dia 26 de Fevereiro de 2015, foi realizado no Laboratório de Informática do curso de Matemática (LIMA), uma Reunião Mensal do Subprojeto, mediada pelo coordenador de área Márcio Nascimento. A professora Sílvia Portela iniciou a reunião fazendo uma dinâmica com os bolsistas presentes, com o objetivo de mostrar o valor do trabalho em grupo e também manifestar o que é necessário para alcançar o sucesso, como: objetivos em comum, cooperação, respeito, paciência e acima de tudo, a vontade de vencer juntos.
Foto: Verônica Tabosa
Foto: Antônio José
Foto: Antônio José
Após isso, houve o momento de socialização das escolas parceiras, sobre as atividades realizadas no mês de fevereiro, projeto interdisciplinar proposto pela Coordenação Institucional, blogs e o andamento das atividades do Plano Quadrimestral.
Foto: Verônica Tabosa
Concluindo, o coordenador de área falou sobre a carga horária dos meses de Março, Abril e Maio, alterando algumas datas que já haviam sido marcadas e também tirou dúvidas a respeito do acompanhamento mensal dos bolsistas.

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...