No dia 12 de março de 2015, no auditório central do Campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) aconteceu o VI Encontro de Formação Suplementar Mensal do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UVA). Na ocasião, os bolsistas apresentaram os projetos interdisciplinares desenvolvidos por escola que foram iniciados na formação on-line do mês de fevereiro.
Os bolsistas da Escola Monsenhor Linhares elaboraram o projeto Parece Matemática, mas não é, objetivando que os estudantes desenvolvam a competência leitora e compreensão dos fenômenos que aliam a matemática às demais disciplinas da grade curricular, despertando, nos mesmos, sua autonomia e o interesse em aprender, através de atividades utilizando questões do ENEM que parecem ser de Matemática, mas não são, permitindo que o aluno faça a ligação entre o conhecimento matemático e as várias áreas do conhecimento, isso porque as resoluções exigem um conhecimento prévio do estudante de maneira que este deve fazer uma escolha com base no que já sabem.
O projeto será desenvolvido nos meses de março e abril de 2015 e contará com a participação dos alunos das três séries do Ensino Médio e com a ajuda dos professores de Química, Física, Biologia e Geografia da escola. Será escolhido de cada turma, três alunos, totalizando 15 estudantes e selecionadas vinte questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das disciplinas acima citadas, exceto de Matemática. Com grupos de 15 estudantes escolhidos, no primeiro momento acontecerá a distribuição das apostilas com as questões do ENEM e os alunos serão indagados o porquê de bolsistas do subprojeto de Matemática estar realizando essa atividade, onde não possuem questões de Matemática. Após a discussão, eles serão induzidos a tentar resolver as questões propostas. E em cada uma será mostrado o caráter matemático preciso para conseguir chegar ao resultado correto.
Bolsista Deisiane Linhares apresentando o Projeto Interdisciplinar
"Parece Matemática, mas não é". Foto: Roniele Carvalho |
A apresentação foi realizada pela bolsista Deisiane Linhares e o projeto foi bastante aceito e parabenizado pelo Coordenador da Formação Suplementar, Professor Ricardo George e pela Coordenadora Institucional do PIBID/UVA, Professora Benedita Marta.
Com a realização desse projeto, acredita-se contribuir significativamente com a aprendizagem dos estudantes da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares em parceria com os professores da área de Ciências da Natureza de forma interdisciplinar, através da investigação proposta nas questões do ENEM mostrando como os conteúdos abordados favorecem a interdisciplinaridade e a contextualização proporcionando aos alunos a indispensável compreensão desses tipos de questões essenciais para um ensino de qualidade.
Segundo Fazenda (1979, p. 108) “Interdisciplinaridade não se ensina, não se aprende, apenas vive-se, exerce-se e por isso exige uma nova pedagogia, a da comunicação”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário