domingo, 26 de abril de 2015

IV Ciclo de Reflexões do Subprojeto de Matemática

Na tarde do dia 23 de Abril de 2015, aconteceu o I encontro do IV Ciclo de Reflexões do Subprojeto de Matemática - PIBID/UVA, organizado pela equipe de bolsistas do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, com o tema "Avaliação de professores: como desenvolver uma medida justa do desempenho desse profissional?". O Ciclo é destinado a professores e estudantes das áreas do subprojeto e é um momento de bastante crescimento para os participantes, pois através das discussões relacionadas ao tema, cada um, pode relatar suas experiências e também contribuir de forma significativa para que o encontro seja rico em ideias.

Slogan do 1° Encontro do IV Ciclo de Reflexões
Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Oficina "Utilização de mídias eletrônicas/digitais como suporte ao trabalho do professor de Matemática."

Na tarde do dia 16 de Abril de 2015, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)  do subprojeto de Matemática, se reuniram no Laboratório de Informática do Curso de Matemática (LIMA) para uma oficina sobre a "Utilização de mídias eletrônicas/digitais como suporte ao trabalho do professor de matemática", ministrada pelo coordenador de área Márcio Nascimento. 
Foto: Edson Sousa
Foto: Edson Sousa
No primeiro momento da oficina, os bolsistas assistiram vídeos sobre cibercultura (cultura do mundo virtual), e em seguida apresentações de podcasts (áudios digitais publicados na internet em formato de MP3). No segundo momento, os bolsistas se dividiram em duplas e  fizeram uma atividade na qual era dado um tema e tinham que gravar um áudio sobre o mesmo, para editá-lo e então publicá-lo. Concluindo, a oficina foi rica em conhecimentos.

Participação no planejamento pedagógico da escola.

Na manhã do dia 16 de abril de 2015, as bolsistas Caroline Lopes, Deyse Linhares e Karol Freitas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) do Subprojeto de Matemática, participaram do planejamento pedagógico da área das exatas da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares.
Foto: Jéssica Ximenes
No ato do planejamento as bolsistas puderam integrar junto aos professores e a supervisora do subprojeto Roniele Carvalho. A reunião aconteceu em dois momentos, primeiramente as bolsistas observaram como acontece a pauta de um planejamento, não tendo intervenção alguma por parte das mesmas, já em um segundo instante tiveram o prazer de se envolverem ativamente do planejamento, com debates sobre o dia "D" da Matemática. A reunião foi de grande satisfação para as bolsistas, pois puderam vivenciar como ocorre um planejamento escolar, e também opinar sobre uma atividade que irá trazer bons frutos para as discentes.
Foto: Jéssica Ximenes 
Foto: Jéssica Ximenes

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Observações em Sala de Aula.

Na tarde do dia 13 de Abril de 2015, a bolsista Karol Freitas, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), do subprojeto de Matemática e atuante na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, realizou observações em sala de aula na turma do 1º ano "D" com o professor Anderson Douglas. Assunto: Correção de exercícios sobre função.

Foto: Karol Freitas.

Foto: Karol Freitas.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Oficina "Porcentagem".

Na tarde do dia 13 de Abril de 2015, as bolsistas Caroline Lopes, Deyse Linhares e Karol Freitas , do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), atuantes na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, aplicaram a oficina intitulada "Porcentagem", onde foi proposto a revisão do conteúdo, dando lhe ênfase, já que o mesmo está presente em vários problemas, e deve ser um assunto devidamente compreendido.
Foto: Roniele Carvalho
Através de uma apostila produzida pelas bolsistas, buscou-se fazer com que os estudantes entendessem o conceito de porcentagem, estimulando o raciocínio lógico, como também a identificação de diferentes maneiras de resolver questões que envolvem a temática. Ainda, foi possível a aplicação do conhecimento de porcentagem em situações do cotidiano. Contou-se com a presença de estudantes das turmas do 1° ano "E" e 2° ano "D".

Foto: Roniele Carvalho
Foto: Roniele Carvalho

I Encontro de Matemática da FECLESC (I EMAF)

No dia 09 de Abril de 2015, aconteceu o I Encontro de Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC (I EMAF), em Quixadá, e é um evento organizado pelos alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), teve como tema central “Conhecendo e vivenciando a ciência do pensar”. E o evento contou com a participação de dezesseis bolsistas do subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), acompanhados por duas supervisoras, Liduína Monteiro e Silvia Portela.

Bolsistas da Escola Monsenhor Linhares.
Foto: Edson Sousa
Bolsistas da Escola Monsenhor Linhares.
Foto: Edson Sousa

Bolsista Deyse Linhares apresentando trabalho.
Foto: Caroline Lopes
Bolsista Caroline Lopes apresentando trabalho.
Foto: Deyse Linhares

Concluído as apresentações, os bolsistas aproveitaram para conhecer a Pedra da Galinha Choca, nome dado a um dos mais conhecidos monólitos existentes no município de Quixadá, tendo seu nome derivado de sua curiosa forma.
Bolsistas do Subprojeto de Matemática da UVA.
Foto: Sílvia Portela

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Aplicação do Jogo "Preencha o Quadrado".

Na tarde do dia 30 de Março de 2015, as bolsistas Carol Lopes, Deyse Linhares, Janaína Muniz, Karol Freitas e Lurdiana Rodrigues, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), atuantes na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, aplicaram o jogo "Preencha o Quadrado" com alunos dos turnos manhã e tarde. Trata-se de um jogo em que cada dupla tentará preencher uma cartela quadrada, com algumas peças, figuras geométricas, que foram produzidas pelas bolsistas usando EVA, onde utilizarão um dado para sortear um número e com o valor obtido nesse sorteio, eles preencherão a sua cartela utilizando as referidas peças que representa o número sorteado. Vencerá a partida a dupla que conseguir preencher completamente o seu quadrado. 
Foto: Roniele Carvalho
Foto: Deyse Linhares

O objetivo do jogo era encaixar  um conjunto de peças geométricas dadas para preencher o quadrado. Com isso foi possível despertar o interesse dos estudantes em aprender enquanto se divertiam. Estimulou-se também o raciocínio lógico e por  meio da manipulação das figuras geométricas uma melhor contribuição para a identificação das mesmas.
Foto: Janaína Muniz

Foto: Janaína Muniz

Foto: Roniele Carvalho

O resultado da aplicação foi bastante gratificante, pois verificamos a motivação dos alunos em aprender de outra maneira e também a satisfação com o término do jogo. Tivemos duas duplas vencedoras, um primeiro lugar e um segundo. Concluímos com a premiação dos vencedores. 

1° lugar
Foto: Deyse Linhares

2° lugar
Foto: Deyse Linhares

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...