“A Estatística
é uma importante ferramenta da atualidade, a apropriação de seus
conceitos muito pode contribuir para a formação do aluno da Educação Básica”.
Diante disso, pensou-se em uma oficina que pudesse auxiliar estudantes a
adquirirem habilidades como: organização, o senso crítico e análise.
Na
manhã do dia 16 de Novembro de 2015, as bolsistas Bruna Rodrigues e Janaína
Muniz do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do
subprojeto de Matemática, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA),
atuantes na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, aplicaram uma oficina com
os estudantes do 1° ano ‘B’ e 3° ano ‘A’ sobre Estatística.
Nesta foi apresentada noções básicas de Estatística e sua importância
na vida cotidiana, por meio de apostilas produzidas
pelas bolsistas que atuam na escola. No primeiro momento foram feitos alguns
questionamentos a respeito do tema como: o que é estatística? Onde é aplicada? Como
pode auxiliar na compreensão de conteúdos matemáticos?.
|
Foto: Janaína Muniz |
|
Foto: Janaína Muniz |
Em
seguida foi feita uma leitura coletiva onde foram esclarecidas muitas dúvidas
sobre o que é população, amostra, variáveis estatísticas, também estudou-se gráficos
e tabelas de distribuição de frequência, ainda houve uma revisão sobre porcentagem e concluiu-se
com o estudo de medidas estatísticas como: media aritmética, mediana e moda.
|
Foto: Bruna Rodrigues |
No
segundo momento alguns exercícios foram resolvidos individualmente, os
alunos construíram e interpretaram gráficos e tabelas, organizaram os dados,
calcularam as medidas necessárias e mediados pelas bolsistas, foram analisadas
as estratégias empregadas e verificado a existência de erros.
|
Foto: Bruna Rodrigues |
|
Foto: Bruna Rodrigues |
|
Foto: Bruna Rodrigues |
Na correção, foi notória a participação e interesse dos alunos, estes responderam questões
no quadro, calcularam porcentagens e esclareceram dúvidas.
|
Foto: Bruna Rodrigues |
|
Foto: Bruna Rodrigues |
Assim
percebeu-se o quanto esta oficina contribuiu para estes estudantes, pois alguns
deles ainda não estudaram estes conteúdos, que é o caso do 1° ano. Porém todos
conseguiram compreender bem o assunto e resolver os exercícios. Com
isso, as bolsistas contribuíram significativamente no desenvolvimento de
habilidades como: a organização, o senso crítico e análise e ainda adquiriu-se
experiência para a carreira docente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário