domingo, 22 de novembro de 2015

Oficina "Estatística"

“A Estatística é uma importante ferramenta da atualidade, a apropriação de seus conceitos muito pode contribuir para a formação do aluno da Educação Básica”. Diante disso, pensou-se em uma oficina que pudesse auxiliar estudantes a adquirirem habilidades como: organização, o senso crítico e análise.

Na manhã do dia 16 de Novembro de 2015, as bolsistas Bruna Rodrigues e Janaína Muniz do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Matemática, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), atuantes na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, aplicaram uma oficina com os estudantes do 1° ano ‘B’ e 3° ano ‘A’ sobre Estatística.

Nesta foi apresentada noções básicas de Estatística e sua importância na vida cotidiana, por meio de apostilas produzidas pelas bolsistas que atuam na escola. No primeiro momento foram feitos alguns questionamentos a respeito do tema como: o que é estatística? Onde é aplicada? Como pode auxiliar na compreensão de conteúdos matemáticos?.
Foto: Janaína Muniz

Foto: Janaína Muniz
Em seguida foi feita uma leitura coletiva onde foram esclarecidas muitas dúvidas sobre o que é população, amostra, variáveis estatísticas, também estudou-se gráficos e tabelas de distribuição de frequência, ainda houve uma revisão sobre porcentagem e concluiu-se com o estudo de medidas estatísticas como: media aritmética, mediana e moda.
Foto: Bruna Rodrigues

No segundo momento alguns exercícios foram resolvidos individualmente, os alunos construíram e interpretaram gráficos e tabelas, organizaram os dados, calcularam as medidas necessárias e mediados pelas bolsistas, foram analisadas as estratégias empregadas e verificado a existência de erros. 
Foto: Bruna Rodrigues

Foto: Bruna Rodrigues

Foto: Bruna Rodrigues
Na correção, foi notória a participação e interesse dos alunos, estes responderam questões no quadro, calcularam porcentagens e esclareceram dúvidas.
Foto: Bruna Rodrigues

Foto: Bruna Rodrigues
Assim percebeu-se o quanto esta oficina contribuiu para estes estudantes, pois alguns deles ainda não estudaram estes conteúdos, que é o caso do 1° ano. Porém todos conseguiram compreender bem o assunto e resolver os exercícios. Com isso, as bolsistas contribuíram significativamente no desenvolvimento de habilidades como: a organização, o senso crítico e análise e ainda adquiriu-se experiência para a carreira docente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...