terça-feira, 31 de maio de 2016

II Encontro da I OPMAT

Na tarde do dia 19 de maio de 2016, aconteceu no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) o segundo encontro da primeira Oficina Pedagógica de Matemática (I OPMAT), o evento foi organizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que atuam no Colégio Dom José da Frota, localizado na cidade de Sobral - CE.
Slogan do II Encontro "APLICAÇÃO E USO DO JOGO: FATORANDO"
Na ocasião, estavam alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), bem como, outros bolsistas do PIBID. O momento foi marcado pela apresentação da oficina "APLICAÇÃO E USO DO JOGO: FATORANDO", que tem como objetivo a utilização de conceitos já aprendidos, mas de maneira lúdica, o que torna a aprendizagem da fatoração mais atraente, possibilitando ainda, a revisão de assuntos como o Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C), Máximo Divisor Comum (M.D.C) e as quatro operações básicas da Matemática. De início, foi apresentado o conceito do jogo fatorando, e algumas de suas implicações, dando continuidade com a confecção do jogo, que tem como peças:

 1 tabuleiro com 28 espaços circulares interligados;
28 fichas circulares circulares contendo, em cada uma, um número primo;
20 peças retangulares contendo, em cada uma, um número para ser fatorado;
2 folhas para rascunho;
2 pinos, com cores diferentes, um para cada participante;

O jogo tem três níveis de dificuldade, o nível fácil, onde os números a serem fatorados possuem apenas dois algorismos, nível médio, com três algorismos e nível difícil, com quatro algorismos, e o número de participantes são dois a cada rodada. Em seguida, tivemos a aplicação onde foram formadas pares de dois.
Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento
Foi um momento de grande aprendizagem, aliado com um ambiente favorável e descontraído, onde foi possível mostra que a Matemática é uma ciência linda, diferente do que muitos pensam a respeito da mesma. E ainda, foi possível gerar um círculo que proporcionou a troca de experiências.

No vídeo abaixo você poderá saber um pouco mais sobre a oficina "APLICAÇÃO E USO DO JOGO: FATORANDO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...