Na tarde do dia 02 de Junho de 2016, foi realizado o III Encontro do V Ciclo de Reflexões do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O encontro foi mediado pelos bolsistas da Escola Ribeiro Ramos. O encontro contou com a presença do Coordenador de Área Márcio Nascimento, Bolsistas do PIBID, Supervisores e com os demais estudantes do curso de Matemática.
|
Slogan do V Ciclo de Reflexões |
O tema foi “Desafios do Início à Docência” e a apresentação foi iniciada pela Professora Silvia Portela, esta relatou experiências e desafios de sua carreira docente. Para ela, o professor deve ter noção do que realmente quer, deve ter foco e estar apto a trabalhar diante das inovações. Ela também citou algumas fases da carreira docente segundo Gonçalves. São elas:
|
Fonte: Gonçalves, 2000, p. 438. |
Durante toda a tarde foram levantados vários questionamentos referentes ao tema, aos quais os participantes deram suas contribuições, como o saber ensinar, a didática, a trajetória histórica do início da formação docente: os avanços e retrocessos, problemas de indisciplina, fatores que dificultam o interesse em aprender, como o meio a qual os estudantes estão inseridos, a família e algumas práticas que podem resultar em melhorias para o ensino. Também foi muito discutido sobre a importância do professor para a educação e o quão muitas vezes não são valorizados.
|
Foto: Márcio Nascimento |
|
Foto: Márcio Nascimento |
|
Foto: Márcio Nascimento |
|
Foto: Márcio Nascimento |
Também foram mostrados vídeos sobre indisciplina, didática e um, muito interessante, de Rubem Alves, no qual retratava sobre o bom professor, que não aquele que sabe vários conteúdos ou ensina coisas, mas o que ensina a pensar, estimulando a curiosidade.
|
Foto: Márcio Nascimento |
O Ciclo foi um momento rico, pois permitiu várias discussões sobre as vivências dos próprios bolsistas, pois alguns já são professores e puderam contribuir com suas opiniões e experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário