sábado, 10 de junho de 2017

II Encontro do VI Ciclo de Reflexões: " A ESCOLA PRECISA DE RELIGIÃO OU APENAS DA SUA?"

Na tarde do dia 8 de Junho de 2017 aconteceu o II Encontro do VI Ciclo de Reflexões do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).O tema discutido foi "A ESCOLA PRECISA DE RELIGIÃO OU APENAS DA SUA?". O encontro foi organizado pelos bolsistas da Escola de Ensino Médio Doutor João Ribeiro Ramos.

Arte do Ciclo
Por Márcio Nascimento

De início a supervisora Sílvia Portela abriu o encontro, dando boas vindas aos presentes, apresentando as bolsistas Tatiane e Antônia, e falando um pouco sobre o objetivo do encontro naquela tarde.

Foto: Márcio Nascimento
Logo após, para abrilhantar a tarde e deixar um ar de emoção e bem estar, houve uma apresentação de dança realizada por estudantes do Colégio Santana (colégio particular de Sobral).

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Em seguida, a bolsista Tatiane direcionou perguntas aos convidados da tarde: Professor Mestre Marcos Fábio Lima Ferreira (Bonnet)  e a professora Leuda (Professora do Colégio Santana).

Foto: Márcio Nascimento
A professora Leuda foi a primeira a falar. Ela discorreu sobre formação humana e sobre os objetivos que uma disciplina sobre religião deve ter dentro de uma escola. Além disso, ela falou sobre como é realizado o ensino religioso na escola onde ela atua. Houve espaço para comentários relacionados a formação humana.  

Foto: Márcio Nascimento

Um dos pontos destacados pela professora foi a questão da fé, independentemente das crenças que cada um tenha. A auto confiança e o amor ao próximo foi também um dos destaques.

Seguindo  a tarde, o professor Bonnet discorreu sobre alguns pontos relacionados à crenças e fez uma breve apresentação de slides. Nesta ele apresentou alguns pensamentos de autores que são destaques na literatura quando o assunto é a fé, Deus e Jesus. Ele também fez uma breve amostra de alguns de seus livros que vão de encontro com o assunto tratado na oportunidade.
Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Quando os convidados se retiraram, foi a vez das Bolsistas Tatiane e Antônia revezarem e falarem um pouco sobre o tema.  Assim, nas suas falas, foi destacado uma pequena parte histórica das religiões no Brasil, apresentando os vários legados que a herança religiosa deixou no povo brasileiro: legado histórico, cultural, pedagógico e, obviamente, religioso. 

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento
Como último assunto, foi discutido um pouco sobre como os presentes viam a questão da religião nas escolas. Este momento foi marcado por manifestações do público. Assim, surgiram alguns relatos e opiniões de como é e, principalmente, como deveria ser trabalhada a religião nas escolas.

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento
Finalizando a tarde de discussões e relatos, as organizadoras do encontro agradeceram a presença de todos e distribuíram alguns brindes.

Foto: Márcio Nascimento
Para mais informações sobre as atividades dos bolsistas na escola onde eles atuam, acesse o blog: pibidmatematicaribeiroramos.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...