sexta-feira, 23 de junho de 2017

BOLSISTAS REALIZAM OFICINA ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE

Em razão das comemorações relativas ao dia mundial do meio ambiente a coordenação institucional juntamente com as coordenações de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) propuseram a realização de uma oficina durante o mês de junho nas escolas parceiras que abordassem essa temática. Diante disso, os bolsistas do Subprojeto de Matemática atuantes na Escola De Ensino Médio Monsenhor Linhares que fica localizada do Município de Groaíras planejaram e aplicaram uma oficina intitulada “Jogo do Hexágono Reciclado”. 

Foto: Google Imagens

Os Objetivos da atividade foram os seguintes: 
  •     Desenvolver nos estudantes o trabalho em equipe na confecção do jogo; 
  •     Conscientizar os estudantes sobre a possibilidade de reciclar materiais utilizando-os na construção de jogos ou peças decorativas;
  •    Trabalhar o raciocínio lógico necessário durante a realização do jogo. 



A aplicação da oficina aconteceu no dia 23 de junho tendo como público alvo um grupo de cinco estudantes do segundo e terceiro anos do turno da manhã. Foi dividida em três momentos que seguiram a apresentação dos bolsistas aos estudantes participantes. 

Em um primeiro momento foi feita uma breve apresentação em slides esclarecendo sobre a justificativa da atividade, os objetivos com enfoque na importância da utilização de materiais reciclados na construção de jogos ou peças decorativas. Em seguida foi exibido um vídeo explicativo sobre a construção e regras do jogo. 
Foto: Ramon Firmo


No segundo momento da atividade estudantes e bolsistas partiram para a confecção do jogo. Para a isto, foram utilizados materiais tais como papelão, tampinhas de garrafa pet, canudinhos descartáveis. Ademais, utilizou-se pistola e Bastão de Cola quente, tesoura, estilete, régua, lápis e uma folha de EVA. 

Foto: Ramon Firmo


Foto: Ramon Firmo

A construção se deu da seguinte maneira: Foram separados os estudantes em dois grupos (um com dois e outro com três estudantes) um ficando responsável pela construção das peças do jogo enquanto que o outro grupo confeccionara o tabuleiro. 

Foto: Ramon Firmo

Depois de construído o jogo houve o terceiro e último momento que consistiu em jogar. Para isto, os estudantes deveriam seguir as regras do jogo que consistem basicamente tentar preencher um dos triângulos equiláteros usando os vários conjuntos de tampinhas disponíveis de acordo com o número sorteado em um dado. Aquele que preencher o seu triângulo primeiro é o vencedor da partida.

Foto: Cleone Neres


A atividade realizada possibilitou aos alunos uma aprendizagem diferenciada, utilizando materiais reciclados, e aos bolsistas uma maior interação com os alunos através de uma atividade que trabalhou a cooperação entre eles.



Foto: Rodrigo Azevedo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...