domingo, 28 de dezembro de 2014

Diagnóstico Situacional da Escola (Parte Comum)

Nos dias 04 a 11 de Junho de 2014, foi elaborado o texto que compõe a primeira parte (parte comum) do Diagnóstico Situacional da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, localizada no município de Groaíras - CE. Tivemos como objetivo conhecer melhor a estrutura física da escola, funcionários, normas internas e externas, núcleo gestor, clientela escolar, recursos didáticos em relação a área de Matemática, campanhas de solidariedade da escola (arrecadação de alimentos para serem distribuídos para as famílias carentes do município e a outra de doação de sangue em parceria com o HEMOCE), estrutura administrativa (composição e funcionamento, regime escolar, didático e normas de convivência social, disposições gerais e transitórias), calendário escolar, substituição de docentes, reuniões e eventos escolares.
Foto: Suiane Virgínia
O diagnóstico possibilitou uma análise mais específica sobre a realidade escolar, identificando aspectos pedagógicos, administrativos, estruturais e socioculturais. Destacou-se também, os problemas mais relevantes da comunidade escolar que necessitavam de intervenção e a identificação dos pontos fortes, como suporte à resolução da problemática identificada.
Foram analisadas as fragilidades e potencialidades da escola a partir da identificação das condições de infra-estrutura, do processo de ensino-aprendizagem, tais como as metodologias de ensino; taxas de evasão; os processos avaliativos; os resultados da avaliação de rendimento; o perfil discente e as condições socioeconômicas; faixas etárias; o perfil do docente em Matemática, o currículo, a metodologia e procedimentos de avaliação. Essa ação foi vista como uma intervenção de integração, pois sua função principal foi diagnosticar e compreender as situações e demandas reais da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto "+ Matemática"

Durante o mês de Agosto de 2017, os bolsistas do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBI...