quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Jogando e Lembrando Conteúdos

Tendo conhecimento das dificuldades do aluno para entender as regras matemáticas e sabendo que o aprendizado, em geral, torna-se muito mais significativo quando é feito de maneira prazerosa, os bolsistas do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) desenvolveram na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, a atividade “Jogando e Lembrando Conteúdos”, que consistiu na realização de uma competição que visava contribuir na aprendizagem dos alunos de forma interdisciplinar através de jogos. Esse projeto justifica-se por levar o participante a aplicar seus conhecimentos e compreender a importância da Matemática em todas as áreas do conhecimento.

Este projeto foi desenvolvido no dia 30 de julho de 2014 e houve a participação de estudantes do 3º ano do turno manhã. A atividade consistiu da execução de dois jogos, sendo o primeiro envolvendo cores; um momento de descontração para iniciar-se a atividade. A turma foi dividida em equipes, cada delas com um líder para auxiliar o grupo. Havia perguntas de vários conteúdos, contendo cada uma delas, dados matemáticos no qual os estudantes deviam responder e perceber a relação entre a Matemática e o conteúdo abordado. No caso da Língua Portuguesa foram extraídos pequenos textos, em formas de charadas, envolvendo raciocínio lógico. As disciplinas de História e Geografia foram trabalhadas através de questões referentes a datas, densidade demográfica, taxas de natalidade e mortalidade. Já na área de Biologia foram lançados questionamentos a respeito da probabilidade de nascimento com determinadas características. As perguntas se davam por meio de um sorteio e o grupo que acertasse mais questões seria o vencedor.

Esta atividade foi desenvolvida com 12 estudantes do 3° ano do turno da manhã. Os resultados foram positivos, pois os estudantes participaram de maneira proveitosa, pois além de poderem relembrar conteúdos importantes, passaram a entender que a Matemática é importante para todas as disciplinas, pois está em todos os lugares. Outro fator interessante foi a empolgação dos estudantes, pois participavam de uma competição sadia com o objetivo principal de criar e consolidar conhecimentos e não de puramente vencer. Com isso ressaltamos a importância de competir, de participar, pois é uma forma de se tornar protagonista de suas próprias ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reunião entre supervisora e bolsistas.

Na manhã do dia 20 de Julho, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Matemática, da...