domingo, 28 de dezembro de 2014

Aplicação do Projeto: "Estudando Matemática através da leitura de textos: uma proposta interdisciplinar unindo Matemática e Língua Portuguesa"

Nos dias 22 a 30 de Julho de 2014, ocorreu a divulgação, inscrição e aplicação do projeto “Estudando matemática através da leitura de textos: uma proposta interdisciplinar unindo matemática e língua portuguesa”. A oficina foi dividida em dois momentos. No primeiro momento foram realizadas as leituras individuais e em grupo do texto do capítulo IV da obra “O Homem que calculava”. Após a leitura, os estudantes comentaram o que entenderam e perguntas foram lançadas com a finalidade de interpretar o texto lido. Posteriormente foram analisadas as três divisões de Beremiz: a simples, a certa e a perfeita. No segundo momento foi realizada uma explanação do conteúdo matemático encontrado no texto, foram estudados os critérios de divisibilidades para alguns casos. Por fim os estudantes relataram por meio de pequenos textos, as suas opiniões, sobre a importância da Língua Portuguesa para o aprendizado de Matemática.
Foto: Deyse Linhares
Através dessa oficina buscou-se trabalhar o raciocínio, a leitura, a compreensão e a escrita através da situação matemática encontrada no capítulo IV da obra “O Homem que calculava” de Malba Tahan, assim como também entender conteúdos matemáticos presentes no texto e verificar as resoluções dadas às situações enfrentadas pelo personagem principal do livro, Beremiz Samir. Pretendeu-se ainda explorar o conceito de divisão, mais especificamente os critérios de divisibilidade.
O resultado desse projeto foi bastante satisfatório, pois se verificou que os estudantes participaram de uma maneira bem ativa das atividades, com a leitura compartilhada do texto e questionamentos acerca dos conteúdos abordados; conseguiram expor suas opiniões relacionadas à interdisciplinaridade entre Português e Matemática, surgindo entre os alunos participantes uma nova visão sobre esses conteúdos. O número de participantes foi entre 15 a 20 estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto "+ Matemática"

Durante o mês de Agosto de 2017, os bolsistas do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBI...