quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Aulão em preparação para o ENEM

No dia 10 de Agosto de 2016, nos turnos manhã, tarde e noite, aconteceu o aulão em preparação para o ENEM da área de linguagens e códigos, na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares. Os estudantes foram organizados no pátio, das turmas dos 1° ao 3° anos.  Os professores da área resolveram questões com os estudantes, enfatizando os pontos principais e lhes davam dicas da escolha da opção correta. A Escola proporcionou aos estudantes, um momento de aprendizagem e maiores esclarecimentos dos níveis das questões e assuntos mais cobrados no ENEM. Os bolsistas do subprojeto de Matemática do PIBID/UVA, Hélio Farias, Janaína Muniz e Mailane Silva, estavam presentes no turno matutino e puderam acompanhar esse momento proveitoso.

Foto: Hélio Farias

Foto: Hélio Farias

Foto: Hélio Farias




domingo, 3 de julho de 2016

Aplicação da oficina "Logaritmo"

Na manhã do dia 14 de junho de 2016, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual vale do Acaraú (UVA) aplicaram junto aos alunos do 1º ano 'A' e 2º 'A' do ensino médio da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, localizada na cidade de Groaíras a oficina intitulada "Logaritmo".
Foto: Bruna Rodrigues
Foto: Bruna Rodrigues
Foto: Bruna Rodrigues
Foto: Bruna Rodrigues
Foto: Bruna Rodrigues
Foto: Bruna Rodrigues
A oficina teve início com uma breve revisão sobre o estudo de potências, o que contribuiu de maneira positiva no entendimento do conteúdo. Em seguida, foi dado continuidade com a definição do tema logaritmo, onde as bolsistas puderam apresentar um pouco sobre sua história, algumas das suas propriedades básicas, aplicações e curiosidades por meio de exemplos contidos numa apostila produzida pelas próprias bolsistas que atuam na escola. 
O momento foi finalizado com a resolução de algumas questões referentes ao assunto, oportunizando aos estudantes um melhor entendimento sobre os conhecimentos repassados. Com isso, pode-se afirmar que a aplicação foi executada com êxito, atendendo as expectativas das acadêmicas.

sábado, 25 de junho de 2016

V Ciclo de Reflexões.

Na tarde do dia 02 de Junho de 2016, foi realizado o III Encontro do V Ciclo de Reflexões do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O encontro foi mediado pelos bolsistas da Escola Ribeiro Ramos. O encontro contou com a presença do Coordenador de Área Márcio Nascimento, Bolsistas do PIBID, Supervisores e com os demais estudantes do curso de Matemática.

Slogan do V Ciclo de Reflexões

O tema foi “Desafios do Início à Docência” e a apresentação foi iniciada pela Professora Silvia Portela, esta relatou experiências e desafios de sua carreira docente. Para ela, o professor deve ter noção do que realmente quer, deve ter foco e estar apto a trabalhar diante das inovações. Ela também citou algumas fases da carreira docente segundo Gonçalves. São elas:

Fonte: Gonçalves, 2000, p. 438.

Durante toda a tarde foram levantados vários questionamentos referentes ao tema, aos quais os participantes deram suas contribuições, como o saber ensinar, a didática, a trajetória histórica do início da formação docente: os avanços e retrocessos, problemas de indisciplina, fatores que dificultam o interesse em aprender, como o meio a qual os estudantes estão inseridos, a família e algumas práticas que podem resultar em melhorias para o ensino. Também foi muito discutido sobre a importância do professor para a educação e o quão muitas vezes não são valorizados.

Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Também foram mostrados vídeos sobre indisciplina, didática e um, muito interessante, de Rubem Alves, no qual retratava sobre o bom professor, que não aquele que sabe vários conteúdos ou ensina coisas, mas o que ensina a pensar, estimulando a curiosidade.


Foto: Márcio Nascimento

O Ciclo foi um momento rico, pois permitiu várias discussões sobre as vivências dos próprios bolsistas, pois alguns já são professores e puderam contribuir com suas opiniões e experiências.




terça-feira, 31 de maio de 2016

II Encontro da I OPMAT

Na tarde do dia 19 de maio de 2016, aconteceu no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) o segundo encontro da primeira Oficina Pedagógica de Matemática (I OPMAT), o evento foi organizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que atuam no Colégio Dom José da Frota, localizado na cidade de Sobral - CE.
Slogan do II Encontro "APLICAÇÃO E USO DO JOGO: FATORANDO"
Na ocasião, estavam alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), bem como, outros bolsistas do PIBID. O momento foi marcado pela apresentação da oficina "APLICAÇÃO E USO DO JOGO: FATORANDO", que tem como objetivo a utilização de conceitos já aprendidos, mas de maneira lúdica, o que torna a aprendizagem da fatoração mais atraente, possibilitando ainda, a revisão de assuntos como o Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C), Máximo Divisor Comum (M.D.C) e as quatro operações básicas da Matemática. De início, foi apresentado o conceito do jogo fatorando, e algumas de suas implicações, dando continuidade com a confecção do jogo, que tem como peças:

 1 tabuleiro com 28 espaços circulares interligados;
28 fichas circulares circulares contendo, em cada uma, um número primo;
20 peças retangulares contendo, em cada uma, um número para ser fatorado;
2 folhas para rascunho;
2 pinos, com cores diferentes, um para cada participante;

O jogo tem três níveis de dificuldade, o nível fácil, onde os números a serem fatorados possuem apenas dois algorismos, nível médio, com três algorismos e nível difícil, com quatro algorismos, e o número de participantes são dois a cada rodada. Em seguida, tivemos a aplicação onde foram formadas pares de dois.
Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento
Foi um momento de grande aprendizagem, aliado com um ambiente favorável e descontraído, onde foi possível mostra que a Matemática é uma ciência linda, diferente do que muitos pensam a respeito da mesma. E ainda, foi possível gerar um círculo que proporcionou a troca de experiências.

No vídeo abaixo você poderá saber um pouco mais sobre a oficina "APLICAÇÃO E USO DO JOGO: FATORANDO".

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Observações em Sala de Aula

Na manhã do dia 17 de Maio de 2016, Bruna Rodrigues e Janaína Muniz, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizaram observações em sala de aula, na turma 1° ano ¨B¨, com a professora Jéssica Ximenes. Assunto da aula: Análise de Gráficos de Funções. 

Foto: Janaína Muniz

Foto: Janaína Muniz



sábado, 14 de maio de 2016

Dia Nacional Da Matemática No Curso de Matemática da Uva

Na noite do dia 06 de Maio de 2016, Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) participaram da comemoração do Dia Nacional da Matemática que aconteceu na Quadra do IFCE (Campus Sobral).


O evento teve início com a Mesa de Abertura, composta pelo Coordenador do Curso de Matemática Helder, Coordenadora do Subprojeto de Matemática Maria José, Supervisora do Subprojeto Silvia Portela, Professor Antônio Luiz e o Representante Discente do Curso Ícaro Carvalho.

Foto: Antônio José

Em seguida houve a apresentação da Nova diretoria do CA do Curso e por fim a Mostra de Jogos e Materiais Pedagógicos realizados nas Escolas Parceiras.

Foto: Deyse Linhares
Foto: Deyse Linhares



As bolsistas da Escola Monsenhor Linhares apresentaram os Jogos Africanos, o Corrida Pitagórica, o Preencha o Quadrado e o Jogo πnanças.


Foto: Deyse Linhares
Foto: Deyse Linhares
 
Foto: Caroline Lopes



Foto: Deyse Linhares

Foto: Deyse Linhares
Foto: Cleone Neres
Foi muito importante e benéfico pois, além de ter sido um evento comemorativo pôde também serem expostas ao Curso e aos demais, as atividades realizadas pelos bolsistas dando a oportunidade de ser um incentivo e inspiração para projetos em sala de aula.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Dia Nacional da Matemática

No dia 04 de Maio de 2016, nos turnos manhã, tarde e noite, aconteceu a comemoração do Dia Nacional da Matemática na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares. Organizada pelos professores da área de Ciências da Natureza e Matemática, Coordenadores Pedagógicos, Supervisora e Bolsistas do PIBID. 

Foto: Deyse Linhares
Foto: Deyse Linhares
Foto: Deyse Linhares
Foto: Deyse Linhares

Foto: Deyse Linhares

Foto: Maria auxiliadora (Centro de multimeios/LEI)
A abertura contou com alguns esclarecimentos sobre o Dia Nacional da Matemática. Por que é comemorado dia 06 de Maio? Quem era Malba Tahan? Quem foi Júlio Cesar de Melo e Souza? Esses questionamentos e muitos outros foram comentados pela coordenadora e supervisora do PIBID, Roniele Carvalho.
Foto: Maria auxiliadora (Centro de multimeios/LEI)


Foto: Deyse Linhares
Foto: Deyse Linhares

Foto: Deyse Linhares

O evento se realizou com a aplicação de diversos jogos, dentre eles: 



· Palavras Embaralhadas (somente palavras matemáticas); 

· Sudoku (onde cada turma devia escrever um número no sudoku da lousa, um aluno por vez);

· Banco de Palavras;

· Tangram;

· Tux math (usando apenas a operação de multiplicação);

· Jogo das 3 dicas; 

· Esteira e 

· Quebra cabeça (era necessário montar a palavra com as letras recebidas na esteira).

A premiação computou com Kits escolares, Avaliação de Matemática mensal para os alunos presentes e pontos na média de Matemática da equipe vencedora, em cada turno.
Foto: Deyse Linhares
Foto: Deyse Linhares
Foto: Maria auxiliadora (Centro de multimeios/LEI)
A participação das bolsistas do PIBID nessa atividade foi muito significante e deveras positiva, pois, observou-se o quanto os estudantes estavam animados, aprendendo se divertindo e o mais importante, comemorando um dia tão extraordinário para a querida ciência, chamada Matemática.            

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...