sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Participação no planejamento pedagógico da escola

Na manhã do dia 18 de agosto de 2016, os bolsistas Janaína Muniz, Mailane Silva e Hélio Farias do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) do Subprojeto de Matemática, participaram do planejamento pedagógico da área das exatas da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares.
Foto: Hélio Farias
 No ato do planejamento as bolsistas puderam integrar junto aos professores e a supervisora do subprojeto Roniele Carvalho. Os bolsistas observaram como acontece a pauta de um planejamento, não tendo intervenção alguma por parte dos mesmos. A reunião foi de grande satisfação para as bolsistas, pois puderam vivenciar como ocorre um planejamento escolar.
Foto: Janaína Muniz

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Minicurso de Elaboração de Artigos Científicos

No último dia 11 de agosto, encerrou-se o minicurso de elaboração de artigos científicos que teve início em 4 de agosto. Foram realizados dois encontros no LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO CURSO DE MATEMÁTICA (LIMA), com carga horária total de 8 horas, ministrado pela professora Alessandra Marins, nos quais estudantes e professores da educação básica puderam compreender melhor sobre algumas regras importantes para construção de artigos científicos.

Foto: Liduína Monteiro

O primeiro encontro iniciou-se com a apresentação dos participantes e logo depois os mesmos foram indagados sobre o significado de artigo científico, que segundo as normas da (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2) é “parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Nesse, foi visto as diferentes modalidades a qual podem ser cobradas em eventos acadêmicos que são: Comunicação Científica, Relato de experiência, Minicurso e Pôster suas respectivas características e algumas revistas famosas que fazem publicações de artigos, como também, a estrutura básica para sua construção. Ainda houve um momento de interação entre os participantes onde receberam artigos com diferentes modalidades e em grupos puderam discutir sobre suas principais semelhanças e diferenças.

No segundo encontro os participantes foram solicitados a formarem duplas e trios para iniciar um artigo sobre algumas atividades que já foram desenvolvidas nas escolas. Posteriormente as equipes o mandaram por e-mail no qual a professora pôde fazer suas considerações.

Tudo isso foi muito significativo, pois trouxe um maior esclarecimento aos participantes sobre como elaborar um artigo científico de uma maneira correta, simples e objetiva, visto que, é muito utilizado em trabalhos acadêmicos.



Aulão em preparação para o ENEM

No dia 10 de Agosto de 2016, nos turnos manhã, tarde e noite, aconteceu o aulão em preparação para o ENEM da área de linguagens e códigos, na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares. Os estudantes foram organizados no pátio, das turmas dos 1° ao 3° anos.  Os professores da área resolveram questões com os estudantes, enfatizando os pontos principais e lhes davam dicas da escolha da opção correta. A Escola proporcionou aos estudantes, um momento de aprendizagem e maiores esclarecimentos dos níveis das questões e assuntos mais cobrados no ENEM. Os bolsistas do subprojeto de Matemática do PIBID/UVA, Hélio Farias, Janaína Muniz e Mailane Silva, estavam presentes no turno matutino e puderam acompanhar esse momento proveitoso.

Foto: Hélio Farias

Foto: Hélio Farias

Foto: Hélio Farias




domingo, 3 de julho de 2016

Aplicação da oficina "Logaritmo"

Na manhã do dia 14 de junho de 2016, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual vale do Acaraú (UVA) aplicaram junto aos alunos do 1º ano 'A' e 2º 'A' do ensino médio da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, localizada na cidade de Groaíras a oficina intitulada "Logaritmo".
Foto: Bruna Rodrigues
Foto: Bruna Rodrigues
Foto: Bruna Rodrigues
Foto: Bruna Rodrigues
Foto: Bruna Rodrigues
Foto: Bruna Rodrigues
A oficina teve início com uma breve revisão sobre o estudo de potências, o que contribuiu de maneira positiva no entendimento do conteúdo. Em seguida, foi dado continuidade com a definição do tema logaritmo, onde as bolsistas puderam apresentar um pouco sobre sua história, algumas das suas propriedades básicas, aplicações e curiosidades por meio de exemplos contidos numa apostila produzida pelas próprias bolsistas que atuam na escola. 
O momento foi finalizado com a resolução de algumas questões referentes ao assunto, oportunizando aos estudantes um melhor entendimento sobre os conhecimentos repassados. Com isso, pode-se afirmar que a aplicação foi executada com êxito, atendendo as expectativas das acadêmicas.

sábado, 25 de junho de 2016

V Ciclo de Reflexões.

Na tarde do dia 02 de Junho de 2016, foi realizado o III Encontro do V Ciclo de Reflexões do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O encontro foi mediado pelos bolsistas da Escola Ribeiro Ramos. O encontro contou com a presença do Coordenador de Área Márcio Nascimento, Bolsistas do PIBID, Supervisores e com os demais estudantes do curso de Matemática.

Slogan do V Ciclo de Reflexões

O tema foi “Desafios do Início à Docência” e a apresentação foi iniciada pela Professora Silvia Portela, esta relatou experiências e desafios de sua carreira docente. Para ela, o professor deve ter noção do que realmente quer, deve ter foco e estar apto a trabalhar diante das inovações. Ela também citou algumas fases da carreira docente segundo Gonçalves. São elas:

Fonte: Gonçalves, 2000, p. 438.

Durante toda a tarde foram levantados vários questionamentos referentes ao tema, aos quais os participantes deram suas contribuições, como o saber ensinar, a didática, a trajetória histórica do início da formação docente: os avanços e retrocessos, problemas de indisciplina, fatores que dificultam o interesse em aprender, como o meio a qual os estudantes estão inseridos, a família e algumas práticas que podem resultar em melhorias para o ensino. Também foi muito discutido sobre a importância do professor para a educação e o quão muitas vezes não são valorizados.

Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento
Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Também foram mostrados vídeos sobre indisciplina, didática e um, muito interessante, de Rubem Alves, no qual retratava sobre o bom professor, que não aquele que sabe vários conteúdos ou ensina coisas, mas o que ensina a pensar, estimulando a curiosidade.


Foto: Márcio Nascimento

O Ciclo foi um momento rico, pois permitiu várias discussões sobre as vivências dos próprios bolsistas, pois alguns já são professores e puderam contribuir com suas opiniões e experiências.




terça-feira, 31 de maio de 2016

II Encontro da I OPMAT

Na tarde do dia 19 de maio de 2016, aconteceu no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) o segundo encontro da primeira Oficina Pedagógica de Matemática (I OPMAT), o evento foi organizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que atuam no Colégio Dom José da Frota, localizado na cidade de Sobral - CE.
Slogan do II Encontro "APLICAÇÃO E USO DO JOGO: FATORANDO"
Na ocasião, estavam alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), bem como, outros bolsistas do PIBID. O momento foi marcado pela apresentação da oficina "APLICAÇÃO E USO DO JOGO: FATORANDO", que tem como objetivo a utilização de conceitos já aprendidos, mas de maneira lúdica, o que torna a aprendizagem da fatoração mais atraente, possibilitando ainda, a revisão de assuntos como o Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C), Máximo Divisor Comum (M.D.C) e as quatro operações básicas da Matemática. De início, foi apresentado o conceito do jogo fatorando, e algumas de suas implicações, dando continuidade com a confecção do jogo, que tem como peças:

 1 tabuleiro com 28 espaços circulares interligados;
28 fichas circulares circulares contendo, em cada uma, um número primo;
20 peças retangulares contendo, em cada uma, um número para ser fatorado;
2 folhas para rascunho;
2 pinos, com cores diferentes, um para cada participante;

O jogo tem três níveis de dificuldade, o nível fácil, onde os números a serem fatorados possuem apenas dois algorismos, nível médio, com três algorismos e nível difícil, com quatro algorismos, e o número de participantes são dois a cada rodada. Em seguida, tivemos a aplicação onde foram formadas pares de dois.
Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento
Foi um momento de grande aprendizagem, aliado com um ambiente favorável e descontraído, onde foi possível mostra que a Matemática é uma ciência linda, diferente do que muitos pensam a respeito da mesma. E ainda, foi possível gerar um círculo que proporcionou a troca de experiências.

No vídeo abaixo você poderá saber um pouco mais sobre a oficina "APLICAÇÃO E USO DO JOGO: FATORANDO".

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Observações em Sala de Aula

Na manhã do dia 17 de Maio de 2016, Bruna Rodrigues e Janaína Muniz, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizaram observações em sala de aula, na turma 1° ano ¨B¨, com a professora Jéssica Ximenes. Assunto da aula: Análise de Gráficos de Funções. 

Foto: Janaína Muniz

Foto: Janaína Muniz



Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...