segunda-feira, 27 de abril de 2015

Aplicação do Projeto Interdisciplinar “Parece Matemática, mas não é.”

Na tarde do dia 24 de Abril de 2015, Caroline Lopes, Deyse Linhares, Janaína Muniz, Karol Freitas e Roniele Carvalho, bolsistas da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, localizada em Groaíras, realizaram a aplicação do Projeto Interdisciplinar “Parece Matemática, mas não é”. O projeto contou com 15 estudantes, escolhidos pelos professores de Biologia, Química, Física, Geografia e Matemática da Escola. No primeiro momento aconteceu a distribuição das apostilas com questões do ENEM que pareciam ser de Matemática, mas não eram, onde permitia que o aluno fizesse a ligação entre o caráter matemático e as várias áreas de conhecimento, isso porque as resoluções exigiam um conceito prévio do aluno. E ainda, foram indagados o porquê de bolsistas do subprojeto de Matemática estarem realizando aquela atividade, onde não possuíam questões de Matemática. 

Foto: Deyse Linhares
Foto: Deyse Linhares
Foto: Ricardo
Foto: Ricardo
Foto: Deyse Linhares
Após a discussão, eles foram induzidos a tentar resolver as questões propostas. E em cada uma foi mostrado o caráter matemático preciso para conseguir chegar ao resultado correto. Em todas as questões presentes na apostila, o aluno só conseguia resolver se tivesse conhecimentos matemáticos, o que levou os bolsistas do PIBID/UVA a relatarem sobre a importância desses entendimentos matemáticos nas questões abordadas no ENEM, mostrando a presença, cada vez mais significativa, da interdisciplinaridade nesse tipo de avaliação.

Foto: Deyse Linhares
Foto: Deyse Linhares
A interpretação e resolução das questões do ENEM podem trazer grandes benefícios para os alunos que desejam ingressar em uma Instituição de Nível Superior.


Foto: Deyse Linhares
Foto: Deyse Linhares
Foto: Janaína Muniz
Foto: Janaína Muniz
Foto: Deyse Linhares 
Foto: Deyse Linhares
Com a realização desse projeto, acredita-se em uma contribuição significativa na aprendizagem dos estudantes da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares em parceria com os professores da área de Ciências da Natureza de forma interdisciplinar, através da investigação proposta nas questões do ENEM. No decorrer da aplicação, os estudantes se mostraram motivados, prestaram atenção, participaram, resolveram questões sozinhos e o mais importante, conseguiram ver a Matemática por trás das questões propostas, e também, a interdisciplinaridade envolvida na atividade. 
Bolsistas da Escola Monsenhor Linhares
Foto: Ricardo
Segundo Fazenda (1979, p. 108) “Interdisciplinaridade não se ensina, não se aprende, apenas vive-se, exerce-se e por isso exige uma nova pedagogia, a da comunicação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto "+ Matemática"

Durante o mês de Agosto de 2017, os bolsistas do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBI...