Tecnologia do Blogger.

Horário Local

Pesquisa

Featured Post by Label

☻

Equipe Monsenhor Linhares

Equipe Monsenhor Linhares

Tradutor

Postagens Popular

O SUBPROJETO DE MATEMÁTICA - PIBID/UVA

Propaganda

sábado, 19 de setembro de 2015

Minicurso Jogos Africanos no Ensino de Matemática

Na manhã do dia 17 de Setembro de 2015, aconteceu no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) o minicurso intitulado “Jogos Africanos no Ensino de Matemática”, ministrado pelo grupo de bolsistas da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, localizada em Groaíras. O minicurso foi ofertado para um total de 20 participantes e foi dividido em três momentos. Inicialmente foi feito uma breve apresentação sobre a cultura africana, sua história, seus costumes, tradições, religião, curiosidades e etc. Ainda, aconteceu uma discussão sobre a criação e introdução da Lei nº. 10.639/2003 no currículo escolar, que institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afrobrasileira e Africana nos currículos escolares do Ensino Fundamental e Médio. No segundo momento, ocorreu a exploração de alguns jogos africanos, mais precisamente o Yoté, o Borboleta (assim chamado em Moçambique, talvez pelo fato da forma de seu tabuleiro), o Shisima e o Mancala (jogo mais antigo do mundo). Os tabuleiros foram confeccionados pelas bolsistas autoras desse minicurso. Foi possível mostrar para os participantes a junção entre os conhecimentos Matemáticos presentes nos jogos, tais como o raciocínio lógico, estratégia, noções de espaço e diversos outros, sem falar na imensa interdisciplinaridade envolvida nessa atividade. Foi explicado também, as regras e objetivos de cada jogo e os participantes foram convidados para jogá-los e disputá-los entre si. Para finalizar, abriu-se um espaço para discussões a respeito do tema e assim encerrou-se o minicurso.
D’ Ambrósio afirma que, “reconhecer e respeitar as raízes de um indivíduo não significa ignorar e rejeitar as raízes do outro, mas, num processo de síntese, respeitar as próprias raízes”.

video

Um pouco sobre os jogos abordados no minicurso →

O Yoté é muito popular em toda a região oeste da África, particularmente no Senegal, onde os jogadores e os espectadores fazem apostas. Em algumas tribos, este jogo é reservado exclusivamente aos homens, e às vezes, é usado para resolver conflitos entre eles. É um jogo de confronto estratégico para dois jogadores, usa-se um tabuleiro com doze peças escuras e doze peças claras. O objetivo do jogo é capturar ou bloquear todas as peças do adversário.

O jogo é chamado Borboleta em Moçambique, provavelmente por causa da forma do tabuleiro. Na Índia e em Blangadesh, as crianças chamam o mesmo jogo de Lau Kata Kati.

As crianças do país africano Quênia jogam um jogo de três alinhado chamado Shisima. Na língua tiriki, a palavra shisima quer dizer "extensão de água". Eles chamam as peças de imbalabavali, ou pulgas d'água. As pulgas d'água se movimentam tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com os olhos. É com essa mesma velocidade que os jogadores de Shisima mexem as peças no tabuleiro.

O jogo Mancala é um jogo milenar, comum nos países africanos e foi difundido principalmente quando negros e escravos migraram pelo mundo. Assim, a mancala compõe uma família de jogos de tabuleiro ao redor do mundo, algumas vezes chamada de jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Total de visualizações