quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Oficina: Estudando o Teorema de Pitágoras".

Na tarde do dia 21 de setembro de 2015, as bolsistas Deyse Linhares e Karoline Freitas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), atuantes na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, aplicaram uma oficina aos alunos do 1º ano 'E' e 3º ano 'C' do turno da tarde, com o tem "Estudando o Teorema de Pitágoras.
Foto: Deyse Linhares
Foto: Karoline Freitas
Foi entregue a cada aluno uma apostila com uma breve explicação do famoso teorema, no qual as bolsistas deram ênfase ao fazerem a leitura, em seguida havia uma lista de exercício com seis questões bem simples a respeito do tema.

Foto: Deyse Linhares
Foto: Karoline Freitas
As bolsistas determinaram um tempo para que os alunos tentassem resolver as três primeiras questões, e após o fim do tempo uma das bolsistas resolveu com eles de forma expositiva, o mesmo ocorreu com as três últimas questões.
Foto: Karoline Freitas
Foto: Deyse Linhares
Embora o teorema de Pitágoras seja um assunto estudado desde o ensino fundamental, os alunos do ensino médio sentem muita dificuldade em resolver questões que o envolvam, muitas vezes não pelo fato de não saberem utilizar a fórmula, mas sim por não conseguirem interpretar a questão de forma clara. Visto isso, acreditamos que o momento foi bastante proveitoso para ajudá-los a lembrar do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...