terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Atuação dos bolsistas do PIBID/UVA na Semana Pedagógica e Planejamento Coletivo na Escola Monsenhor Linhares

Na semana de 12 a 16 de janeiro de 2015 aconteceu na Escola Monsenhor Linhares a Semana Pedagógica/2015 onde tivemos a participação ativa dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UVA. 
No dia 13/01 contamos com a presença dos bolsistas Caroline Lopes, Lurdiana Rodrigues e  Abel de Vasconcelos. Na ocasião estes participaram de uma oficina ministrada pelas coordenadores pedagógicas da Escola, Ana Célia Farias e Roniele Carvalho, tal oficina apresentou como objetivos: refletir sobre a prática docente para gerar consciência, motivação, comprometimento e empoderamento; descrever o cenário dos ambientes interno e externo à escola, para intensificar as forças e oportunidades; desenvolver a capacidade de pensar, refletir e sistematizar tendo por referência a realidade da escola e a prática do exercício da função; e valorizar a colaboração, o compartilhamento de ideias e a troca de experiências.
Já no dia 16/01 tivemos a participação da bolsista Janaína Muniz. Neste dia, os professores estavam reunidos por área para elaboração do plano curricular anual de 2015. A bolsista acompanhou a elaboração do plano curricular de matemática e observou quais os critérios utilizados pelos professores para seleção de conteúdos que deverão ser trabalhados no decorrer do ano, para as três série do ensino médio, assim como também a inserção, neste plano, dos descritores do SPAECE e competências e habilidades do ENEM.
No dia 29 de janeiro de 2015, as bolsistas Deisiane Linhares, Caroline Lopes, Lurdiana Rodrigues e Janaína Muniz estiveram presentes no planejamento coletivo da área de Ciências da Natureza e Matemática. Desta vez, a observação foi mais direcionada a como se dá o dia de estudo coletivo na escola. Puderam perceber realiza-se o planejamento de aulas, a interação entre os professores, enfim a dinâmica utilizada no dia de estudo, um dia muito importante para os professores, que é onde acontece a preparação para cada estréia em sala de aula na semana seguinte. 
Foram momentos de muita aprendizagem para os bolsistas pois estes foram envolvidos nas atividades realizadas e puderam participar de forma mais efetiva, proporcionando, a estes, uma visão mais próxima do que acontece por trás das cortinas na escola, ou seja, toda a preparação para iniciar um ano letivo e para lecionar as aulas, visando sempre o sucesso do nosso alunado.



Foto: Lurdiana Rodrigues 
 
Foto: Roniele Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...