Nos dias 09 a 25 de Novembro de 2014, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA) realizaram a elaboração, divulgação e aplicação do projeto para SEPMAT, intitulado “Desenho Geométrico: Estudando a Geometria Através do Compasso e da Régua”, que teve como objetivo trabalhar com os alunos do 1º ano “C” e “D” do turno vespertino da Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, seu raciocínio lógico-dedutivo, suas habilidades manuais com a régua e compasso, para que eles possam entender como são feitas as construções e consigam visualizar uma relação entre as definições estudadas em geometria e o desenho geométrico. Nessa situação os alunos tiveram a oportunidade de aprender geometria através do manuseio dos referidos instrumentos matemáticos, associando os desenhos gráficos construídos com os conceitos geométricos.
Foto: Caroline Lopes. |
A realização deste projeto se deu através de uma oficina realizada em uma sala disponibilizada pela referida escola e da qual participaram 6 alunos dos 1º ano “C” e “D” do ensino médio, do turno vespertino. Neste encontro foi realizada uma breve revisão sobre as definições de geometria, através de uma exposição oral acerca das mesmas. Em seguida, os alunos receberam o material necessário para a construção de desenhos geométricos, régua e compasso, e foram orientados sobre como utilizar e quais suas funções diante do que foi proposto. Com essa aplicação observou-se que os alunos conseguiram visualizar uma melhor relação entre a geometria e o desenho geométrico e que a Matemática pode ser apresentada também de maneira dinâmica, mostrando aos mesmos que sempre é possível haver outros métodos de aprendê-la. Bolsistas participantes: Caroline Lopes e Ludiana Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário