domingo, 15 de fevereiro de 2015

Bolsistas do PIBID/Matemática/UVA participam da IV Semana de Educação e Pesquisa em Matemática da UECE em Fortaleza

Os bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA estiveram presentes em Fortaleza, no dia 11 de dezembro de 2014, para participar da IV Semana de Educação e Pesquisa em Matemática da UECE (SEPMAT) com o tema “Reconfigurando o Saber Matemático: As Novas Tecnologias na Formação do Professor”. Toda a logística para a participação destes estudantes bolsistas e supervisores foi organizada pelo professor Márcio Nascimento, coordenador do PIBID do subprojeto de Matemática. Neste evento foram apresentados seis trabalhos baseados nas experiências vivenciadas pelos bolsistas atuantes na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, situada no município de Groaíras, Ceará.

Os trabalhos apresentados pelos bolsistas da referida escola foram os seguintes:

O RPG COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE E ANÁLISE COMBINATÓRIA (por Abel de Vasconcelos e Márcio Nascimento). No qual relatou a experiência do autor, bolsista do subprojeto de Matemática do PIBID/UVA, na aplicação do jogo de interpretação de papéis – Role Playing Game (RPG) – como recurso didático para o ensino de Matemática. Buscou-se trabalhar o raciocínio lógico e os conteúdos Análise Combinatória e Probabilidade usando o RPG tanto para motivação como para desenvolvimento de situações problemas.

ATIVIDADES DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA DO PIBID/UVA EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO CEARÁ: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE (por Deisiane Linhares, Jonas Farias e Caroline Lopes). Teve como finalidade, relatar as experiências adquiridas através das atividades desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2014, pelo PIBID/Matemática/UVA. Esse programa tenta elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Nesse texto foram apresentadas algumas reflexões sobre as vivências em sala de aula, em uma escola de ensino médio, localizada no interior do estado do Ceará. Observações, intervenções, aplicações de oficinas, seminários e outras diversas situações ocorridas no âmbito escolar, proporcionou inúmeras experiências aos bolsistas, sem contar que é de grande valor a inserção do licenciando no ambiente escolar desde o início de sua formação.

DESENHO GEOMÉTRICO: ESTUDANDO A GEOMETRIA ATRAVÉS DO COMPASSO E DA RÉGUA (por Lurdiana Rodrigues, Caroline Lopes e Roniele Carvalho). Abordou alguns conteúdos relacionados a construções básicas de desenho geométrico com o auxilio da régua e compasso. tais como a construção de circunferência, segmento de reta e ângulos, de uma maneira demonstrativa. Nessa situação os alunos tiveram a oportunidade de aprender geometria através do manuseio dos referidos instrumentos matemáticos, associando os desenhos gráficos construídos com os conceitos geométricos.

RECAPITULANDO SABERES ATRAVÉS DA OFICINA ¨NÚMEROS INTEIROS E NATURAIS¨ (por Caroline Lopes, Deisiane Linhares e Márcio Nascimento). Em que foi aplicada a oficina intitulada “Números Inteiros e Naturais”, na qual utilizou-se um jogo de tabuleiro sobre fatoração – confeccionado pelos autores a partir de pesquisa bibliográfica realizada na escola – e problemas focados no cotidiano como recursos didáticos. Objetivou-se trabalhar a fatoração de números naturais e almejou-se, ainda, em relação aos problemas propostos, que os alunos fixassem e explorassem as regras de sinais.

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID MATEMÁTICA UVA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO MONSENHOR LINHARES (por Janaina Muniz e Marcela Teles). Se propôs a relatar as experiências adquiridas por meio do PIBID/Matemática/UVA na EEM Monsenhor Linhares.  Buscou-se refletir sobre a missão do programa que é aperfeiçoar a formação dos acadêmicos, melhorar a prática docente e permitir o desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos voltados para o ensino de Matemática. Pretendeu-se, também, ampliar o horizonte de visão dos estudantes bolsistas com a relação à realidade escolar. Ainda, auxiliar os alunos da escola e contribuir para a sua formação em parceria com os professores da área e toda a gestão escolar, mostrando como o PIBID pode ser um aliado na superação de dificuldades, através de atividades em sala e fora de sala que busquem propiciar aos alunos uma visão de Matemática ligada ao cotidiano.

BRINCANDO, JOGANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA (por Roniele Carvalho, Alberto Cunha e Lurdiana Rodrigues). O trabalho relatou as atividades realizadas dentro do Projeto “Brincando, Jogando e Aprendendo Matemática”, realizado no ano de 2014, na EEM Monsenhor Linhares pelos bolsistas PIBID/Matemática/UVA, apoiados pelos professores e coordenadores pedagógicos da referida escola. Tratava-se da aplicação de jogos e atividades lúdicas, em sala, nas aulas de Matemática, e fora dela, no formato de uma competição sadia entre os alunos, visando construir o conhecimento matemático de forma agradável e fascinante, estimulando assim o aluno a pensar ativamente e desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo. Com a realização das atividades do projeto percebeu-se de forma nítida a importância da utilização desses recursos didáticos para a construção do conhecimento matemático de forma significativa, pois permitiu introduzir, amadurecer ou mesmo aprofundar conteúdos já estudados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto "+ Matemática"

Durante o mês de Agosto de 2017, os bolsistas do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBI...