sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Aplicação do Projeto “Contribuições para o Ensino e Aprendizagem de Matemática usando Audiovisuais: o caso do portal Khan Academy”.

No mês de setembro, a bolsista Janaína Muniz do subprojeto de Matemática do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA – desenvolveu na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, situada no município de Groaíras, atividades referentes ao Projeto “Contribuições para o Ensino e Aprendizagem de Matemática usando Audiovisuais: o caso do portal Khan Academy”. Para tanto, foram realizadas oficinas com o objetivo de despertar a autonomia e o interesse dos estudantes em aprender, através de atividades utilizando o portal Khan Academy, onde é possível assistir audiovisuais e resolver tarefas com o intuito de facilitar a aprendizagem. A atividade foi desenvolvida no laboratório de informática, disponibilizado pela escola, com a participação da turma do 2º ano do turno matutino, sendo seis estudantes da turma A e seis da turma B.

Os encontros ocorreram em horários diferentes para cada turma e de forma semipresencial, assim, os estudantes estudavam em casa, por meio dos vídeos e testes da plataforma, de maneira autônoma e atrativa o conteúdo proposto, que foi análise combinatória. E o momento em sala foi apenas para a resolução de atividades e esclarecimentos de dúvidas, o que tornou esses momentos mais produtivos.

Foto: Igo Costa

Foto: Janaína Muniz

A participação dos discentes foi bastante satisfatória por ser uma novidade para eles, com isso se sentiram motivados ao realizarem as tarefas. Todos os estudantes mostraram-se comprometidos e estavam sempre ativos no portal e no grupo do whatsapp, criado para facilitar a comunicação, esclarecimentos de possíveis dúvidas e disponibilização dos materiais apresentados no primeiro encontro, como também outros que foram viáveis e puderam contribuir para o melhor cumprimento das tarefas propostas.

Por meio da participação ativa dos discentes e da avaliação diagnóstica e avaliação final foi possível perceber a evolução do nível de conhecimento dos alunos referente ao conteúdo trabalhado e o quanto os audiovisuais contribuíram na compreensão dos conceitos da análise combinatória. O portal também contribuiu por suas atratividades como acúmulos de pontos e medalhas por cada atividade concluída, o que fez com que os estudantes acessassem muitas vezes ao portal para acompanhar o seu progresso e obter o maior número de pontos que desejavam. Eles até competiam uns com os outros, visto que, o que obtivesse maior pontuação receberia uma premiação, o que estimulou ainda mais na participação deles.

Foto: Janaína Muniz

Foto: Janaína Muniz






2 comentários:

  1. Foram escolhidos 3 assuntos de Análise Combinatória: Permutações, Arranjos e Combinações.

    ResponderExcluir

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...