No mês de setembro,
a bolsista Janaína Muniz do subprojeto de Matemática do PIBID – Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – da Universidade Estadual Vale
do Acaraú – UVA – desenvolveu na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares,
situada no município de Groaíras, atividades referentes ao Projeto “Contribuições
para o Ensino e Aprendizagem de Matemática usando Audiovisuais: o caso do portal Khan Academy”. Para tanto, foram realizadas oficinas com o objetivo
de despertar a autonomia e o interesse dos estudantes em aprender, através de
atividades utilizando o portal Khan
Academy, onde é possível assistir audiovisuais e resolver tarefas com o intuito de
facilitar a aprendizagem. A
atividade foi desenvolvida no laboratório de informática, disponibilizado pela
escola, com a participação da turma do 2º ano do turno matutino, sendo seis estudantes da turma A e seis da turma B.
Os
encontros ocorreram em horários diferentes para cada turma e de forma semipresencial, assim, os estudantes estudavam em
casa, por meio dos vídeos e testes da plataforma, de maneira autônoma e
atrativa o conteúdo proposto, que foi análise combinatória. E o momento em sala
foi apenas para a resolução de atividades e esclarecimentos de dúvidas, o que
tornou esses momentos mais produtivos.
A
participação dos discentes foi bastante satisfatória por ser uma novidade para
eles, com isso se sentiram motivados ao realizarem as tarefas. Todos os estudantes mostraram-se
comprometidos e estavam sempre ativos no portal e no grupo do whatsapp, criado
para facilitar a comunicação, esclarecimentos de possíveis dúvidas e
disponibilização dos materiais apresentados no primeiro encontro, como também
outros que foram viáveis e puderam contribuir para o melhor cumprimento das
tarefas propostas.
Por meio da
participação ativa dos discentes e da avaliação diagnóstica e avaliação final
foi possível perceber a evolução do nível de conhecimento dos alunos referente
ao conteúdo trabalhado e o quanto os audiovisuais contribuíram na compreensão
dos conceitos da análise combinatória. O portal também contribuiu por suas
atratividades como acúmulos de pontos e medalhas por cada atividade concluída,
o que fez com que os estudantes acessassem muitas vezes ao portal para acompanhar
o seu progresso e obter o maior número de pontos que desejavam. Eles até
competiam uns com os outros, visto que, o que obtivesse maior pontuação receberia
uma premiação, o que estimulou ainda mais na participação deles.
QUais assuntos foram escolhidos no portal?
ResponderExcluirForam escolhidos 3 assuntos de Análise Combinatória: Permutações, Arranjos e Combinações.
ResponderExcluir