No dia 28 de setembro de 2016, no auditório central do Campus Betânia da
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) aconteceu um debate sobre a Medida Provisória (MP) nº 746 que trata da criação do Novo Ensino
Médio no país promovido pela Coordenadoria Institucional do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UVA). O debate contou com a participação do Professor
Antonio Glaudenir Brasil Maia, coordenador do PIBID/UVA, que conduziu o evento e
segundo ele, o objetivo era “discutir com a comunidade acadêmica da UVA as
mudanças propostas na Medida Provisória do Governo Federal para o Ensino Médio”.
Na ocasião estavam presentes estudantes,
professores, servidores técnicos e administrativos e à comunidade em geral. E
como convidados para a composição da banca, os professores da UVA, Adriana
Campani (Pedagogia), Francisco Alencar Mota (Ciências Sociais), Marcos Fábio
Alexandre Nicolau (Filosofia), José Lyrial Rolim de Castro (Educação Física).
Foto: Rosário Lopes |
Durante o evento foram discutidos alguns pontos
que estão inclusos na MP. Um desses foi sobre o aumento da carga horária no
ensino médio, que deve ser ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas
anuais, atualmente, o total é de 800, de acordo com o MEC. E o outro sobre a
redução de algumas disciplinas, onde o conteúdo obrigatório será diminuído para
privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da
natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.
Assim, o objetivo do governo federal é incentivar
que as redes de ensino ofereçam ao aluno a chance de dar ênfase em alguma
dessas cinco áreas, com a justificativa de facilitar na escolha de uma
profissão na área mais favorável ao aluno. Já entre os conteúdos que deixam de
ser obrigatórios nesta fase de ensino estão artes, educação física, filosofia e
sociologia.
Os
professores da banca fizeram seus comentários, expondo suas opiniões e em
seguida, os participantes também apresentaram suas ideias e faziam perguntas, onde
um dos professores respondiam de acordo com seu ponto de vista, a fim de se
chegar a uma resposta concisa e convincente.
Esse momento foi bastante
importante para os acadêmicos, visto que, é um assunto a qual deve interessá-los
por estarem inseridos na área educacional. E se faz necessário conhecer e saber
como está a educação e os rumos aos quais está tomando. E diante das discussões
levantadas pelos professores e graduandos foi possível pensar de uma forma
geral sobre como agir em meio a essas mudanças e até que ponto podem contribuir
ou não para os discentes e docentes da educação básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário