sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Debate na UVA sobre a Medida Provisória (MP) nº 746.

No dia 28 de setembro de 2016, no auditório central do Campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) aconteceu um debate sobre a Medida Provisória (MP) nº 746 que trata da criação do Novo Ensino Médio no país promovido pela Coordenadoria Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UVA). O debate contou com a participação do Professor Antonio Glaudenir Brasil Maia, coordenador do PIBID/UVA, que conduziu o evento e segundo ele, o objetivo era “discutir com a comunidade acadêmica da UVA as mudanças propostas na Medida Provisória do Governo Federal para o Ensino Médio”. 

Na ocasião estavam presentes estudantes, professores, servidores técnicos e administrativos e à comunidade em geral. E como convidados para a composição da banca, os professores da UVA, Adriana Campani (Pedagogia), Francisco Alencar Mota (Ciências Sociais), Marcos Fábio Alexandre Nicolau (Filosofia), José Lyrial Rolim de Castro (Educação Física).

Foto: Rosário Lopes
Durante o evento foram discutidos alguns pontos que estão inclusos na MP. Um desses foi sobre o aumento da carga horária no ensino médio, que deve ser ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais, atualmente, o total é de 800, de acordo com o MEC. E o outro sobre a redução de algumas disciplinas, onde o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

Assim, o objetivo do governo federal é incentivar que as redes de ensino ofereçam ao aluno a chance de dar ênfase em alguma dessas cinco áreas, com a justificativa de facilitar na escolha de uma profissão na área mais favorável ao aluno. Já entre os conteúdos que deixam de ser obrigatórios nesta fase de ensino estão artes, educação física, filosofia e sociologia.

Os professores da banca fizeram seus comentários, expondo suas opiniões e em seguida, os participantes também apresentaram suas ideias e faziam perguntas, onde um dos professores respondiam de acordo com seu ponto de vista, a fim de se chegar a uma resposta concisa e convincente.

Esse momento foi bastante importante para os acadêmicos, visto que, é um assunto a qual deve interessá-los por estarem inseridos na área educacional. E se faz necessário conhecer e saber como está a educação e os rumos aos quais está tomando. E diante das discussões levantadas pelos professores e graduandos foi possível pensar de uma forma geral sobre como agir em meio a essas mudanças e até que ponto podem contribuir ou não para os discentes e docentes da educação básica.





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