Durante
o mês de Setembro de 2016 aconteceu na escola Monsenhor Linhares o projeto: A
Matemática dos Códigos de Barras, tendo como autora e aplicadora do projeto Edna
Brito bolsista do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do
subprojeto de Matemática, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
O
projeto contemplou nove alunos distintos das turmas de 1º C, 2º C e 3º B anos
do turno da tarde. Foram realizadas quatro oficinas sendo aplicadas no turno da
tarde onde cada momento obteve uma abordagem diferenciada retratando a presença
da matemática nos códigos de barras.
Por
meio desse projeto, foi proposto situações de aprendizagem com abordagem
contextualizada, através de levantamentos históricos sobre a origem dos códigos
de barras, estudos de tipos e padrões, aplicabilidade e evolução. Para fins
didáticos mais relacionados à matemática propriamente dita, o trabalho também
contempla exercícios, baseados em situações problema, que consiste na criação e
usabilidade de um código de barras fictício, através do uso de tecnologias como
celulares e softwares livres.
Foto: Rosário Lopes |
Foto: Rosário Lopes |
Foto: Edna Brito |
Foto: Edna Brito |
Foto: Edna Brito |
O objetivo deste trabalho foi demonstrar
conceitos matemáticos por meio do estudo do código de barras, apresentando
situações diárias e destacando também sua grande importância no comércio.
Buscou-se ainda com essa atividade evidenciar a importância da Matemática como
mecanismo para compreender melhor o nosso dia a dia.
Através desse projeto levamos aos alunos a desenvolver o espírito
crítico, a criatividade, a interpretação, e a elaboração de estratégias para a
resolução de problemas com base nos códigos de barras, visto que, é um assunto
que recai em muitas discussões, tanto em fatores do cotidiano quanto
históricos. Assim, poderemos contribuir
com os alunos e educadores para a construção de um novo olhar frente ao
processo de ensino e aprendizagem de matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário