Tecnologia do Blogger.

Horário Local

Pesquisa

Featured Post by Label

☻

Equipe Monsenhor Linhares

Equipe Monsenhor Linhares

Tradutor

Postagens Popular

O SUBPROJETO DE MATEMÁTICA - PIBID/UVA

Propaganda

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Projeto: A Matemática dos Códigos de Barras.

Durante o mês de Setembro de 2016 aconteceu na escola Monsenhor Linhares o projeto: A Matemática dos Códigos de Barras, tendo como autora e aplicadora do projeto Edna Brito bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Matemática, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

O projeto contemplou nove alunos distintos das turmas de 1º C, 2º C e 3º B anos do turno da tarde. Foram realizadas quatro oficinas sendo aplicadas no turno da tarde onde cada momento obteve uma abordagem diferenciada retratando a presença da matemática nos códigos de barras.

 Por meio desse projeto, foi proposto situações de aprendizagem com abordagem contextualizada, através de levantamentos históricos sobre a origem dos códigos de barras, estudos de tipos e padrões, aplicabilidade e evolução. Para fins didáticos mais relacionados à matemática propriamente dita, o trabalho também contempla exercícios, baseados em situações problema, que consiste na criação e usabilidade de um código de barras fictício, através do uso de tecnologias como celulares e softwares livres.

Foto: Rosário Lopes

Foto: Rosário Lopes

Foto: Edna Brito

Foto: Edna Brito

Foto: Edna Brito

 O objetivo deste trabalho foi demonstrar conceitos matemáticos por meio do estudo do código de barras, apresentando situações diárias e destacando também sua grande importância no comércio. Buscou-se ainda com essa atividade evidenciar a importância da Matemática como mecanismo para compreender melhor o nosso dia a dia.

Através desse projeto levamos aos alunos a desenvolver o espírito crítico, a criatividade, a interpretação, e a elaboração de estratégias para a resolução de problemas com base nos códigos de barras, visto que, é um assunto que recai em muitas discussões, tanto em fatores do cotidiano quanto históricos. Assim, poderemos contribuir com os alunos e educadores para a construção de um novo olhar frente ao processo de ensino e aprendizagem de matemática.



←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Total de visualizações