quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Seminários

Nos dias 17 e 25 de Agosto de 2016, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Matemática, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) apresentaram projetos a serem desenvolvidos nas escolas. Em cada um desses dias 10 trabalhos eram apresentados para serem aplicados durante o mês de Setembro. 

Esses encontros ocorreram no LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO CURSO DE MATEMÁTICA (LIMA) e contou com a presença dos 20 bolsistas de graduação, a supervisora Roniele Carvalho e o coordenador de área Márcio Nascimento, que pôde dar suas contribuições e sugestões a respeito das atividades apresentadas por cada um dos bolsistas. Ao total foram 20 projetos, com temas voltados ao ensino de matemática, que se destacam por abordar metodologias diferenciadas que podem contribuir para aprendizagem de uma forma atrativa e desafiadora.

Foto: Mailane Silva

Foto: Mailane Silva

Foto: Mailane Silva

Os bolsistas que atuam na Escola de Ensino de Médio Monsenhor Linhares apresentaram cinco trabalhos, com os seguintes temas:

A matemática dos códigos de barra (Edna Brito);

Sudoku: possibilidades no ensino e aprendizagem de matemática (Hélio Farias);

Contribuições para o ensino e aprendizagem de matemática usando audiovisuais: o caso do portal Khan Academy (Janaína Muniz);

Possibilidades no uso de fatos da História da Matemática para o ensino de Matemática (Mailane Silva);

Contribuições para o ensino e aprendizagem de matemática usando audiovisuais: o caso da série “Isto é Matemática” (Rosário Lopes).

Foto: Mailane Silva

Foto: Mailane Silva

Os seminários tiveram como um dos principais objetivos, preparar os bolsistas para elaboração de trabalhos acadêmicos, a fim de ganharem experiência tanto na forma escrita quanto na maneira de comportar diante de uma apresentação, como postura, desenvoltura, entre outros. Para os bolsistas, foi de grande importância, pois esses momentos resultam em crescimento para a formação acadêmica dos participantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...