Nos dias 17 e 25 de Agosto de 2016, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do
subprojeto de Matemática, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
apresentaram projetos a serem desenvolvidos nas escolas. Em cada um desses dias
10 trabalhos eram apresentados para serem aplicados durante o mês de
Setembro.
Esses encontros ocorreram no LABORATÓRIO
DE INFORMÁTICA DO CURSO DE MATEMÁTICA (LIMA) e contou com a presença dos
20 bolsistas de graduação, a supervisora Roniele Carvalho e o coordenador de
área Márcio Nascimento, que pôde dar suas contribuições e sugestões a respeito
das atividades apresentadas por cada um dos bolsistas. Ao total foram 20
projetos, com temas voltados ao ensino de matemática, que se destacam
por abordar metodologias diferenciadas que podem contribuir para aprendizagem
de uma forma atrativa e desafiadora.
Foto: Mailane Silva |
Foto: Mailane Silva |
Foto: Mailane Silva |
Os bolsistas que atuam na Escola de Ensino de Médio
Monsenhor Linhares apresentaram cinco trabalhos, com os seguintes temas:
A matemática dos códigos de barra (Edna Brito);
Sudoku: possibilidades no ensino e aprendizagem de
matemática (Hélio Farias);
Contribuições para o ensino e aprendizagem de matemática
usando audiovisuais: o caso do portal Khan Academy (Janaína Muniz);
Possibilidades no uso de fatos da História da Matemática
para o ensino de Matemática (Mailane Silva);
Contribuições para o ensino e aprendizagem de matemática
usando audiovisuais: o caso da série “Isto é Matemática” (Rosário Lopes).
Foto: Mailane Silva |
Foto: Mailane Silva |
Os
seminários tiveram como um dos principais objetivos, preparar os bolsistas para
elaboração de trabalhos acadêmicos, a fim de ganharem experiência tanto na
forma escrita quanto na maneira de comportar diante de uma apresentação, como
postura, desenvoltura, entre outros. Para os
bolsistas, foi de grande importância, pois esses momentos resultam em
crescimento para a formação acadêmica dos participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário