sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Aplicação do projeto "Possibilidades no uso de Fatos da História da Matemática para o Ensino de Trigonometria”

Durante o mês de setembro de 2016, a bolsista Mailane Silva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, do subprojeto de Matemática, da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, atuante na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, localizada no município de Groaíras – CE, desenvolveu as atividades do projeto “Possibilidades no uso de Fatos da História da Matemática para o Ensino de Trigonometria”, a fim de analisar as possibilidades de inserções da História da Matemática no ensino e aprendizagem de Trigonometria. 


Dessa forma, foram desenvolvidas oficinas com cinco alunos do 3° A do turno matutino, com carga horária de 4h, onde se buscou despertar nos alunos o interesse e uma melhor aceitação da matemática, em especial pela Trigonometria, utilizando a História da Matemática para auxiliar na construção dos conhecimentos trigonométricos, possibilitando assim, apresentar como e o porquê do surgimento dos temas abordados nas aulas, ajudando na construção dos conhecimentos estudados e a compreender sua aplicação no cotidiano. 


Foto: Mailane Silva
Foto: Mailane Silva

Inicialmente foi feito uma revisão dos conceitos básicos da trigonometria aliados ao contexto histórico a partir de apostila desenvolvida pela bolsista, contendo um pouco da história e conceitos da Trigonometria, suas aplicações e propriedades, alguns exercícios resolvidos e alguns propostos para que o educando possa fixar melhor o assunto exposto. Os alunos tiveram participação ativa na resolução dos exercícios propostos, assim como na construção de um teodolito artesanal, desenvolvido pelos mesmos, que posteriormente foi utilizado no cálculo de distâncias inacessíveis, evidenciando na prática uma das aplicações da trigonometria no cotidiano. 
Foto: Mailane Silva

Foto: Mailane Silva

Esse recurso tornou o processo de ensino e aprendizagem mais interativo, construtivo e participativo, os alunos foram instigados a pesquisar, a explorar e interpretar conceitos trigonométricos, contribuindo para desfazer a ideia de que a Matemática é difícil ou que a Matemática é para poucos, uma vez que mostra a Matemática como criação humana, menos abstrata e evidencia sua utilização no dia a dia. Trabalhar a História constitui um fator que contribuiu para a motivação do aluno, despertando o interesse pelo conteúdo que está sendo ensinado.



Um comentário:

Semana Pedagógica da Escola Monsenhor Linhares

Na tarde do dia 24 de Janeiro de 2018, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Es...