No último dia 22 de setembro, aconteceu o minicurso: “Como mentir com Estatística”, realizado no LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO CURSO DE MATEMÁTICA (LIMA), com carga horária total de 4 horas, ministrado pela professora Carina Brunehilde, nos quais estudantes e professores da educação básica puderam compreender melhor sobre o mau uso da estatística para maquiar dados e enfatizar opiniões.
Foto: Edson Ribeiro |
O encontro instigou os participantes a analisarem qual o grau de confiança que devemos depositar nas análises estatísticas. Uma vez que podemos encontrar informações sobre os diferentes métodos utilizados - intencionalmente ou não - por médicos, jornalistas, publicitários, entre outros, para enfatizar opiniões baseando-se em um tratamento matemático tendencioso. Podemos encontrar em diversas mídias, gráficos estatísticos, que mesmo matematicamente corretos, podem não representar em nada a realidade, ou ainda, uma mesma projeção pode mostrar um futuro positivo ou alarmante, dependendo da amplitude de dados que ela cobre. O que foi constatado pelos participantes, ao analisarem alguns dados estatísticos presentes em importantes revistas.
Tudo isso foi muito significativo, pois trouxe um maior esclarecimento aos participantes, ao alertar sobre o mau uso da estatística, que muitas vezes é utilizada para exibir números, gráficos e pesquisas que podem ser manipuladas em prol da criação de verdades completamente infundadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário