Durante o mês de Setembro de 2016, foi desenvolvido na Escola de Ensino Médio Monsenhor Linhares, no município de Groaíras, o projeto com o tema "Contribuições para o ensino e aprendizagem de matemática usando audiovisuais: o caso da série “Isto é matemática”. O projeto foi idealizado pela bolsista Rosário Lopes do subprojeto de Matemática PIBID –Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA – que teve como finalidade desenvolver atividades que utilizassem os audiovisuais, em foco a série Isto é Matemática. As atividades ocorreram em maior parte no Laboratório de Informática da escola, contemplando 16 alunos do 1º e 3º ano, onde foram divididos em dois grupos , A com seis alunos e o B, com participação de 10 alunos.
A oficina foi vivenciada em quatro etapas: introdução e formação de equipes, escolha das fórmulas e elaboração do roteiro, produção de vídeos, apresentação acompanhada de diagnóstico. Os três primeiro encontros foi realizado com os alunos do Grupo A, onde o primeiro foi introduzido a oficina,em seguida assistiram o vídeo "A fórmula mais bela" e dividiram-se em equipes.Segundo encontro, foi apresentado algumas fórmulas para escolha dos alunos, logo após fizeram pesquisas sobre essas fórmulas para criação de um roteiro. O Terceiro encontro ocorreu para realização das filmagens e o último encontro que ocorreu com o Grupo B, foi para apresentá-los os vídeos produzidos pelos colegas e aplicação do diagnóstico sobre esses mesmos materiais.
Foto: Edna Brito |
Foto: Rosário Lopes |
Os resultados do projeto foram bastante satisfatórios, tanto para os estudantes da escola parceira que foram compromissados e se mostraram entusiasmados com as oficinas tanto para os bolsistas que puderam contar com mais essa experiência no âmbito de preparação para docência e para o uso dos materiais tecnológicos. Foi um momento de aprendizado em ambas as partes.
Através dos diagnósticos feito por eles, todas as questões foram concluídas, todas com o mesmo sentido, mas escritos com interpretações diferentes. Isso mostra que obtiveram atenção nos vídeos, e nas questões referidas nele, comprovando que o uso de recursos tecnológicos, no caso os audiovisuais, podem ser utilizados em sala de aula para contribuição no ensino e aprendizagem.